Acontecerá neste sábado (14) o eclipse solar anular, um dos fenômenos mais aguardados pelos amantes da astronomia. O evento poderá ser visto parcialmente em algumas regiões do Brasil, sendo visto completamente nas regiões norte e nordeste do país.
Eclipse no Brasil
De acordo com o Time and Date, que monitora em tempo real os fenômenos astronômicos, o eclipse iniciará logo pela manhã de sábado, se tornando visível primeiramente na costa oeste dos Estados Unidos. Ao decorrer do dia, o evento poderá ser visto pelos demais países do continente americano. O Brasil será o último país a presenciar o eclipse e o seu ponto alto nas capitais nordestinas ocorrerá às 16h50, e durará cerca de 5 minutos.
Ainda segundo dados levantados pelo Time and Date, em determinadas regiões do país, presentes na chamada faixa de anularidade, o eclipse poderá ser visualizado de forma total entre os estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Nas regiões sudeste, sul e centro-oeste o fenômeno astronômico poderá ser visto parcialmente e seu ponto máximo ocorrerá também às 16h50, na capital do estado do Rio de Janeiro.
Eclipse solar anular. (Reprodução/InvivoFioCruz)
Eclipse solar anular
O eclipse solar é um fenômeno que desperta curiosidade e a atenção dos estudiosos. Existem dois tipos para o evento astronômico, o eclipse solar total e o solar anular.
No eclipse total, a Lua, próxima ao planeta Terra cobre a luz emitida pelo Sol ao passar por ele, sequenciando o planeta, o satélite natural e a estrela.
Já no eclipse solar anular, a distância entre a Terra e a Lua já não é tão próxima, e, ao passar pelo Sol, a lua não é capaz de cobrir totalmente a estrela, o que gera uma circunferência, como um anel dourado, entorno do satélite.
Vale ressaltar que a maneira mais adequada e segura de acompanhar um eclipse é utilizando a proteção adequada, como óculos específicos para este fenômeno filtro especial ou olhando para o reflexo do sol.
Foto destaque: Eclipse solar anular. Reprodução/Nuestroclima