O Conselho Federal da Suíça divulgou na última quinta-feira (19) que irá amenizar as restrições contra o Coronavírus para a chegada de estrangeiros no país. O alívio nas restrições iniciou no sábado (22) e consiste em permitir que já vacinados não precisam mais apresentar um teste rápido de antígeno ou PCR negativo. A medida também vale para quem puder comprovar recente contágio e recuperação da doença.
Para os não imunizados, ainda é necessária a apresentação do resultado negativo feito até 72 horas antes da entrada no país (no caso do PCR) ou até 24 horas (para o teste rápido). Já os menores de 18 anos não imunizados continuam com a entrada livre para a nação, embora precisem estar acompanhados de um maior de idade já vacinado.
Estrangeiro tirando fotos nos alpes suíços. (Foto: Reprodução/Getty Images).
Outra alteração relevante das regras de restrição, válida para qualquer visitante (esteja ele vacinado ou não), é que a testagem adicional entre o 4º e 7º após a entrada no país já não será mais obrigatória. A deliberação considera a capacidade limitada do sistema nacional de saúde para elaborar testes em meio a um aumento de infecções pela variante Ômicron.
Além disso, o formulário utilizado para localizar contaminados e avisar viajantes em caso de exposição viral, o chamado de PLF (“Formulário de Localização de Passageiro” na tradução livre), só deverá ser preenchido por estrangeiros que viajaram para a Suíça por meio de avião ou serviço de ônibus de longa distância.
Contudo, o certificado de vacinação em combate ao Covid-19 teve uma queda na validade: passou de 365 dias para 270 dias. A decisão entra em vigor a partir de 31 de janeiro e assegura que a documentação de origem suíça continuará a ser aceita na União Europeia. O atestado de recuperação da doença também deve ter a validade reduzida para 270 dias.
O alívio das medidas restritivas foi recebido positivamente pela população, com destaque para o setor de turismo suíço, considerando que o país está no auge da temporada de neve e esqui.
Foto Destaque: Reprodução/Schengen Visa Info