Antivacina, campeão olímpico húngaro morre de Covid-19

David Oliveira Por David Oliveira
2 min de leitura

O ex-ginasta húngaro Szilveszter Csollany, de 51 anos, morreu na última segunda-feira (24) vítima de Covid-19. O atleta estava internado desde novembro do ano passado por complicações respiratórias decorrentes do vírus. O anúncio foi feito pelas autoridades esportivas do país centro-europeu. “É com profunda tristeza que informamos a morte de Szilveszter Csollany”, disse o Comité Olímpico Húngaro.

Ao longo de toda a pandemia do coronavírus, o campeão olímpico deu entrevistas e publicou mensagens contrárias à vacina, além de compartilhar notícias falsas sobre hospitalização em Israel e contestar a eficácia dos imunizantes contra a Covid-19.

Através do Facebook, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, despediu-se do ginasta escrevendo “Adeus, campeão”.


O ex-ginasta contagiou-se com o coronavírus no final de 2021. (Foto:Reprodução/Facebook)


Segundo os médicos que o acompanharam, devido a obrigatoriedade para trabalhar como treinador de crianças, atual atividade exercida por Csollany, ele havia tomado a dose única do imunizante da Janssen dias antes de adoecer. Em estado grave, foi transferido da sua cidade natal, Sopron, para um hospital em Budapeste, onde precisou de ventilador pulmonar, técnica bastante utilizada em pacientes com desconforto ou insuficiência respiratória, mas o húngaro não resistiu. 

Em seus dezessete anos de carreira e destaque no mundo da ginástica, Szilveszter Csollany ganhou duas medalhas olímpicas, ouro nos Jogos de Sydney, em 2000 e prata em Atlanta 1996. Também conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial em 2002, além de cinco pratas em edições anteriores, sempre nas argolas. Campeão europeu em 1998, Csollany foi eleito atleta do ano na Hungria em 2000 e 2002.

Em 2003, o ex-ginasta decidiu encerrar a carreira e tornou-se treinador de ginástica de crianças num pequeno clube austríaco.

Foto Destaque: Szilveszter Csollany era destaque no mundo da ginástica. Reprodução/Magyar Távirati Iroda

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário