Aposta entre homens, “cirurgia do cinturão” ressalta padrão estético corporal

Heloisa Santos Por Heloisa Santos
3 min de leitura

A cirurgia corporal conhecida como “cirurgia do cinturão” tem ganhado muitos adeptos ao unir técnicas como abdominoplastia, dorsoplastia e, dependendo da indicação, lipoaspiração. O nome deve-se à região em que a técnica age: toda a cintura, não só no abdômen, mas também nos flancos e costas.

O cirurgião plástico Dr. Tácito Ferreira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que “essa é uma região em que, anatomicamente, os homens concentram mais gordura” e que “a ideia é recuperar a estética corporal masculina, que é de um triângulo invertido”.

Em que consiste o procedimento 

De acordo com o médico, a conhecida cirurgia do cinturão é composta pela abdominoplastia e dorsoplastia, sendo indicada para pacientes que tiveram grandes perdas de peso corporal e apresentam sobras de pele em todo o contorno de abdômen e dorso.

“Removemos o excesso de pele da região abdominal e de flancos. É realizada uma incisão no abdômen inferior que se estende até o dorso e elas se encontram ao nível da prega entre os glúteos. A pele excedente é removida e o abdômen superior é levado para baixo, enquanto que a pele e os músculos dos glúteos são erguidos, corrigindo a queda decorrente da grande perda de peso”, diz o cirurgião plástico.

Em alguns casos, podemos também aspirar a gordura”, completa.

Recuperação e cuidados

Na recuperação, o médico diz que o paciente deve se manter com movimentos bem restritos devido à ampla incisão e que drenos são utilizados na frente e atrás por cerca de 10 dias, sendo necessárias drenagens linfáticas para reduzir o inchaço da cirurgia por cerca de três meses.

Por isso, para lidar com o excesso de pele, é necessário lembrar que procedimentos estéticos requerem cuidado. “O ideal é procurar um cirurgião plástico certificado para melhor avaliação e indicação do procedimento”, finaliza o Dr. Tácito.

Fonte:

DR. TÁCITO FERREIRA: Cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Associação Médica Brasileira e da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (ANADEM). Formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), tem especialização em lipoaspiração de alta definição (Body Sculping Definition Course) pela Instituição Body Countouring Academy & Faculdade de Medicina de Santos.

Foto destaque: Abdômen masculino. Foto/Reprodução

Deixe um comentário

Deixe um comentário