Governo informa que estudantes poderão renegociar dívidas do Fies

Editoria Imag Por Editoria Imag
3 min de leitura

Conforme o governo informou, dependendo do contrato e das circunstâncias do aluno, a renegociação pode resultar em um desconto de até 99% do valor principal da dívida e a anulação de 100% dos juros e multas. O Ministro da Educação, Cmilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (6) que os estudantes com dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão a oportunidade de iniciar a renegociação de seus saldos a partir de amanhã, terça-feira (7), nas agências do Banco do Brasil e da Caixa.

Segundo estimativas do governo, um total de 1,24 milhão de estudantes universitários ou graduados terão a possibilidade de renegociar suas dívidas, o que inclui aproximadamente 300 mil beneficiários do Cadastro Único. O montante da dívida a ser renegociada é de cerca de R$54 bilhões.


Lula e Camilo durante o sancionamento da lei de renegociação (Foto: Reprodução/rdnews)


O que é o Fies

O Fies é um programa do governo federal que oferece financiamento para mensalidades em instituições de ensino superior privadas, com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diferentemente do Prouni, outro programa do governo, o Fies não concede bolsas de estudo, mas sim um empréstimo. Após a conclusão da graduação, os beneficiários devem quitar a dívida em prestações que se adéquam à sua renda.

Camilo anunciou o início da renegociação após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes da Caixa, do Banco do Brasil e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com o Ministro da Educação, o governo publicará uma resolução que permitirá o início do atendimento na terça-feira. Ele destacou a importância de iniciar a renegociação o mais rápido possível.

O governo informa que, dependendo do contrato e das condições do aluno, a renegociação pode resulta em um desconto de até 99% do valor principal da dívida e a anulação de 100% dos juros e multas.

Como funcionará os atendimentos

Os atendimentos poderá ser feitos por telefone no 0800 da Caixa e do Banco do Brasil, Além de estarem preparando o sistema para que o governo possa operacionalizar as renegociações a partir já deste mês.

 

 

Foto destaque: Portal do Fies. (Reprodução/Jornal Extra de Alagoas)

Deixe um comentário

Deixe um comentário