O atacante uruguaio Luiz Suárez foi convocado nesta segunda-feira (13) para integrar a seleção de seu país que disputa as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, que ocorre nos Estados Unidos, México e Canadá. A última convocação do artilheiro do Uruguai havia sido no dia 10 de novembro de 2022, pouco mais de um ano atrás, e foi justamente para disputar a Copa do Mundo do Catar, competição em que a equipe foi eliminada logo na fase de grupos.
Forma recente
O atacante Luiz Suárez atua hoje no futebol brasileiro pela equipe do Rio Grande do Sul, Grêmio. Pelo time, o “Pistolero”, apelido como é conhecido devido à sua comemoração, soma 26 gols e 16 assistências em 50 jogos. O atacante, que coleciona prêmios como duas chuteiras de ouro, troféu dado ao jogador que mais fez gols no ano em ligas europeias, artilheiro da Liga Inglesa e muitos outros, vem brilhando pela equipe de Porto Alegre.
Nos últimos três jogos do Campeonato Brasileiro, o artilheiro da seleção do Uruguai marcou quatro gols, sendo três deles em uma única partida contra o Botafogo. O Grêmio está na disputa direta pelo título, estando com apenas três pontos atrás do atual líder, Palmeiras. Com quatro rodadas para o fim do campeonato, Suárez está se esforçando para trazer o título para o tricolor gaúcho.
Luis Suárez está em terceiro na disputa pela artilharia do brasileirão com 14 gols em 29 jogos (Foto:reprodução/Instagram/@luissuarez9)
Os convocados
Além de Suárez, outros jogadores que atuam no futebol brasileiro também foram convocados. É o caso de Sérgio Rochet, que atua no Internacional, rival direto do Grêmio, Bruno Méndez, jogador do Corinthians, Cannobio, do Athletico Paranaense, Varela e De Arrascaeta, do Flamengo, e o companheiro de equipe de Luiz Suárez, Carballo. O atacante Edinson Cavani, do Boca Juniors, não foi convocado.
O técnico Marcelo Bielsa completa a lista com:
-
No gol: Sergio Rochet (Internacional), Franco Israel (Sporting) e Santiago Mele (Junior).
-
Na defesa: Ronald Araújo (Barcelona), José María Giménez (Atlético de Madrid), Sebastián Cáceres (América-MEX), Matías Viña (Sassuolo), Bruno Méndez (Corinthians), Varela (Flamengo), Mathías Olivera (Napoli).
-
No meio-campo: Manuel Ugarte (Paris Saint-Germain), Rodrigo Bentancur (Tottenham), Federico Valverde (Real Madrid), Felipe Carballo (Grêmio), Augusto Canobbio (Athletico-PR), Nicolás de la Cruz (River Plate), Giorgian De Arrascaeta (Flamengo).
-
No ataque: Facundo Pellistri (Manchester United), Maximiliano Araújo (Toluca), Facundo Torres (Orlando City), Cristian Olivera (Los Angeles FC), Federico Viñas (León), Darwin Núñez (Liverpool) e Luis Suárez (Grêmio)
Foto destaque: Luiz Alberto Suárez tem 68 gols em 137 jogos. (Reprodução/Instagram/@luizsuarez9)