Cúpula da APEC: Estados Unidos reforça os laços no Pacífico

Alexandre Kenzo Por Alexandre Kenzo
3 min de leitura

Neste domingo (12), teve início a anual Cúpula da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC), que este ano vai ser hospedada em São Francisco até a sexta-feira (17), e contará com a presença de Janet Yellen, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos.

Para a APEC – organização que data de 1989 e compõe 21 países-membros no Círculo do Pacífico – este ano isso significa que os EUA devem continuar mantendo os laços econômicos com os outros países, ressaltando a centralidade estadunidense e o enquadramento de diversos “progressos econômicos importantes” como resultantes do envolvimento americano na economia global.


Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA.

Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA. (Foto:Reprodução/Shutterstock/seudinheiro.com)


Discussões importantes

A resiliência da economia global será um dos principais pontos a serem apontados pela secretária Yellen, além do aumento na quantia de investimentos e comércio.

Essa primeira questão é bem atrelada à da sustentabilidade, que possivelmente será discutida no tópico de investimentos sustentáveis, enquanto que a segunda terá seu foco na modernização das tecnologias de produção e no desenvolvimento de ativos digitais no mercado.

Para domingo (12) foi agendada a reunião com ministros, secretários, e tesoureiros da China (Lan Fo’an), Indonésia (Sri Mulyani Indrawati), México (Rogelio Ramirez), e Austrália (Dr. Jim Chalmers). Na quarta-feira (15), Janet ainda deve atender à bilateral entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jingping.


Chinatown, em São Francisco, decorada para a ocasião.

Chinatown, em São Francisco, decorada para a ocasião. (Foto:Reprodução/Diário do Povo Online)


Próximo encontro

Já está previsto para a Cúpula da APEC o local do ano que vem: Peru. Tal foi anunciado em setembro desse ano, para novembro de 2024.

Lima receberá e sediará a semana de líderes econômicos da APEC em novembro de 2024,” disse a presidente peruana, Dina Duarte, em cerimônia ao corpo diplomático.

Neste ano o país latino já deve receber a presidência rotativa do fórum durante a Cúpula ocorrendo em São Francisco, o que já havia sido designado desde novembro de 2022, quando a APEC se reuniu na Tailândia.

 

Foto Destaque: Cúpula da APEC de 2023 é realizada em São Francisco. (Reprodução/Diário do Povo Online)

Deixe um comentário

Deixe um comentário