Não é de hoje que humanos disputam contra computadores em diversos jogos de tabuleiro, como xadrez, damas e até mesmo jogos de cartas, mas até então cada inteligência artificial era programada para apenas um jogo Porém, nesta semana um grupo de cientistas apresentou uma IA capaz de dominar vários jogos.
O Projeto “Student of Games” (SoG)
O projeto foi batizado de Student of Games (SoG). Foram realizados testes em diversos tipos de jogos, o xadrez, pôquer e Scotland Yard e, para a surpresa dos cientistas, a IA se mostrou capaz de derrotar diversos campeões humanos, e até mesmo outras IAs, mesmo sem que tivesse o prévio conhecimento das regras. Foi observado que o sistema aprendeu as regras através da tentativa e dos erros, apenas por observação.
Segundo o trabalho realizado pelos autores deste projeto, esta não é a primeira vez que uma IA se mostra capaz de aprender e dominar mais de um jogo. Uma IA criada por um grupo da EquiLibre, sediada na Republica Tcheca, já haviam criado uma IA que foi capaz de dominar xadrez e Go.
A Evolução da Inteligência Artificial em Jogos
Diante das atuais aplicações digitais que desempenham tarefas profissionais com impacto potencial no emprego e na economia do trabalho, pode parecer curioso que grandes empresas ainda dediquem tempo e recursos à pesquisa de jogos. No entanto, essa abordagem lúdica tem uma longa história de contribuições para impulsionar avanços na inteligência artificial.
Xadrez-Inteligencia Artificial (Foto: reprodução/Olhar Digital)
Um momento para se lembrar neste percurso foi a vitória do computador DeepBlue, da IBM, sobre o campeão mundial de xadrez Gary Kasparov em 1997, um feito que ainda é lembrado nas mentes dos pesquisadores. No entanto, essa conexão entre jogos e IA tem raízes ainda mais profundas, remontando à década de 1950, quando o cientista Arthur Samuel desenvolveu o primeiro algoritmo eficaz para jogar damas.
Embora o xadrez tenha sido historicamente um campo crucial para avanços em IA, o jogo de Go também recebeu atenção considerável, especialmente com os esforços de DeepMind, que, em 2016 criou um sistema equiparável ao campeão mundial, Lee Sedol
Foto Desaque: Poker Imagem Reprodução/Guia PC