Incêndios do Pantanal em Mato Grosso do Sul foram extintos

Victor Kallut Por Victor Kallut
2 min de leitura

No início da tarde desta segunda-feira (20), o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul informou que os focos de incêndio na área do Pantanal localizada no estado foram eliminados. Além da ação dos brigadistas no combate às chamas, as chuvas que caíram no local ajudaram o fogo a se extinguir. De acordo com a corporação, as imagens de satélite capturadas nesta manhã já não apontavam nenhum foco de incêndio no bioma.

Monitoramento continua

O Corpo de Bombeiros salientou que irá continuar monitorando a área do Pantanal no estado, pois ainda existem previsões de temperaturas altas para os próximos dias. Além disso, é preciso realizar o trabalho de rescaldo, realizado depois do fim do incêndio, cujo objetivo é apagar todos os focos remanescentes que possam reacender as chamas.

A chamada Operação Pantanal já havia sido estendida por pelo menos mais 15 dias pela Corporação, e as atividades têm previsão de encerramento no dia 8 de dezembro.

Ainda existem focos de incêndio no estado

Apesar do fogo na região do Pantanal no estado ter cessado, ainda existem focos de incêndio em outras partes do Mato Grosso do Sul; o número, entretanto, não foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros, que disse que a chuva “colaborou, mas não extinguiu” as chamas que atingem as demais regiões do estado. A corporação afirmou que irá combater o fogo “até a sua total eliminação.”



Fumaça do Pantanal se espalha e chega ao Sul do Brasil (Vídeo: reprodução/YouTube/Record News)


Somando nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul existiam 3.860 focos de incêndio até a última quarta-feira, 15 de novembro, o que fez ambos os governos declararem estado de emergência. Imagens de satélite divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostraram que, na sexta-feira (17), a fumaça dos incêndios já havia atingido São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Foto destaque: Brigadistas do ICMBIO fazendo resfriamento do fogo, durante incêndio florestal que atinge o Pantanal (Reprodução: Joédson Alves/Agência Brasil)

Deixe um comentário

Deixe um comentário