O Gotham Awards 2023, renomado por celebrar obras independentes e marcar o início da temporada de premiações nos Estados Unidos, iluminou Nova York na noite desta segunda-feira (27). O evento concedeu o título de Melhor Filme a “Vidas passadas”, uma produção aclamada da A24. Além disso, a obra francesa “Anatomia de uma queda” recebeu reconhecimento ao ser premiada como Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro.
Nomes famosos como Leonardo DiCaprio, Robert De Niro e Lily Gladstone estavam na premiação ( Reprodução / Evan Agostini )
O triunfo dos talentos emergentes
Destacando-se como um dos grandes vencedores da noite, “Vidas passadas”, produzido pela A24, é o trabalho autoral de Celine Song, que é aguardado com grande expectativa e terá sua estreia em 25 de janeiro. Por outro lado, “Anatomia de uma queda”, dirigido por Justine Triet, teve a honra de inaugurar a 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e está previsto para encantar as telonas no primeiro semestre de 2024.
Uma noite de reconhecimento e celebração
A Variety divulgou a lista completa dos vencedores, abrangendo diversas categorias que reconheceram a excelência em diferentes áreas do entretenimento:
– Melhor nova série de TV (menos de 40 minutos): Treta
– Melhor nova série de TV (mais de 40 minutos): A Small Light
– Melhor performance na TV: Ali Wong, Treta
– Melhor revelação – direção: A.V. Rockwell, por A Thousand and One
– Melhor documentário: Four Daughters
– Melhor filme internacional: Anatomia de uma Queda
– Melhor roteiro: Justine Triet, Arthur Harari, por Anatomia de uma Queda
– Melhor performance coadjuvante: Charles Melton por Segredos de Um Escândalo (May December)
– Melhor performance principal: Lily Gladstone, por The Unknown Country
Estes prêmios representam uma gama diversificada de talentos e narrativas, com atuações notáveis e trabalhos excepcionais sendo reconhecidos em uma noite que celebrou a excelência e a originalidade no cenário do entretenimento independente. De toda forma, mesmo sendo mais focado em obras independentes, diferentes dos grandes blockbusters hollywoodianos, o festival deve ser celebrado e reconhecido, afinal, premia apenas os melhores, o que pode alavancar a carreira não só de atores, mas também de diretores e roteiristas com projetos mais intimistas.
Foto destaque: Equipe de “Vidas passadas” recebendo o premio de “melhor filme” ( Reprodução / Divulgação / Gotham Awards )