WhatsApp agora permite que o usuário crie senhas para ver conversas

Alexandre Kenzo Por Alexandre Kenzo
3 min de leitura

Nesta quinta-feira (30), vai ao ar o recurso de códigos secretos e personalizados para acessar conversas ocultas no WhatsApp, que deve ser gradualmente disponibilizado para todos os usuários nos próximos meses.

A possibilidade de ocultar conversas já estava implementada no aplicativo desde maio desse ano, mas até o momento o recurso só possibilitava o acesso com a biometria (digital ou facial) e senha do celular. Com esse novo update, agora o usuário poderá criar outra senha, mais personalizada, e portanto adicionando mais uma camada de segurança.

Ou seja, para acessar algumas conversas, não só será necessário passar pelos métodos de desbloqueio do dispositivo, mas também por esta nova barreira customizável, do próprio aplicativo.


A nova função do WhatsApp, quando desbloqueada por biometria.

A nova função do WhatsApp, quando desbloqueada por biometria. (Foto: reprodução/Meta)


Passo a passo

Para criar a conversa secreta e o seu código correspondente, confira as etapas a seguir:

  1. Certifique-se de que está na última versão atualizada do WhatsApp, com o recurso já disponibilizado;

  2. Tenha conversas ocultas. Para criar uma, abra uma conversa, pressione o nome da pessoa ou grupo, e na página de dados clique em “Conversas ocultas“;

  3. Feito isso, deslizando a lista de conversas para baixo, agora é possível acessar a aba de conversas secretas e protegidas;

  4. Para criar a senha personalizada, clique em “Conversas ocultas”, depois no ícone de três pontinhos, e depois em “Configurar as conversas ocultas“, onde vai estar a opção de inserir o código.

Medidas de sigilo

Já faz seis meses que Mark Zuckerberg, CEO da Meta (WhatsApp, Facebook, Instagram), anunciou essa nova funcionalidade, que só agora tem todos os seus elementos completos e implementados.

Acreditamos que todos têm direito à privacidade, quer estejam compartilhando seu telefone com outra pessoa ou se encontrem em uma situação vulnerável e precisem de proteções adicionais,” afirmou a plataforma, anunciando uma visão que se reflete em outras medidas sigilosas, como a possibilidade de tirar o status de ‘online’, ou sair de um grupo de forma silenciosa.

Porém, a funcionalidade das conversas ocultas é disponibilizada somente para os usuários de Android e iOS, significando que a conversa protegida no celular ainda não continuará oculta em serviços suplementares, como o WhatsApp Web. Até o momento, não há previsão para implementar a função neste local.

 

Foto Destaque: Recurso de código personalizado por usuário deve ser implementado globalmente em breve. (Reprodução/WhatsApp)

Deixe um comentário

Deixe um comentário