A moda por muito tempo foi símbolo de um padrão de beleza específica e que em suma trazia desigualdades. Com o decorrer dos anos isso tem se modificado, com uma visão de uma moda que adere a diversidade e a singularidade de cada pessoa. E no desfile da última quarta-feira (06), da 53ª edição da Casa de Criadores, foi possível constatar justamente uma moda que abraça a inclusão. O segundo dia do evento foi fechado com um desfile que levou à passarela algumas peças dedicadas e feitas para pessoas com deficiência.
O desfile
No desfile que fechou o segundo dia da Casa de Criadores, foram apresentados 20 looks inclusivos e feitos para todos. Para cadeirantes, foram apresentados looks com adaptações para uma variedade de necessidades especiais, como por exemplo tornar mais fácil guardar carteiras e celulares para pessoas com dificuldades com os membros superiores, e alguns acessórios que vai facilitar pegar objetos do chão.
Desfile de moda inclusiva. (Foto/reprodução/Instagram/@agfotosite)
Foram apresentadas também peças feitas especialmente para pessoas com nanismo e looks que possuíam zíperes de alto a baixo e com compartimento para receber bolsas de colostomia.
Desfile de moda inclusiva. (Foto/reprodução/Instagram/@agfotosite)
Desfile de moda inclusiva. (Foto/reprodução/Instagram/@agfotosite)
O desfile ainda contou com modelos PCDs, intérpretse de libras e ainda audiodescrição, que ia explicando e detalhando as características de quem ia cruzando a passarela, tipo de deficiência e os detalhes de cada roupa.
A marca
A estilista e costureira do Moda Inclusiva Marília Barbosa contou para a revista Claudia as características da marca: “O conceito da marca é a liberdade de uma pessoa PCD poder se vestir sem ajuda de ninguém. Há peças com argolas, velcro também para possibilitar a abertura e fechamento. É uma coisa que ninguém para pra pensar e é impressionante a quantidade de pessoas que eu conheço com deficiência. Elas fazem tudo dentro de casa, estou sempre cercada”.
A Casa de Criadores vai até o domingo (10) e segue com diversos desfiles.
Foto destaque: Desfile moda inclusiva. (Foto/reprodução/Instagram/@agfotosite)