Billie Eilish Pirate Baiard O’Connell nasceu no dia 18 de dezembro de 2001 em Los Angeles, nos Estados Unidos, e começou a ganhar popularidade na indústria da música em 2016, com o lançamento de seu single “Ocean Eyes”. Mas em pouco tempo, a cantora e compositora virou um fenômeno mundial e atualmente já acumula muitos prêmios e acontecimentos importantes em sua carreira, como o fato de ser a primeira pessoa nascida no século 21 a vencer um Oscar.
Início da carreira
Billie Eilish é filha de Maggie Baird e Patrick O’Connell, que também são pessoas conhecidas na indústria do entretenimento. Ela foi educada em casa e ingressou em um coral quando tinha apenas oito anos de idade. Três anos depois, já estava escrevendo algumas músicas com o seu irmão mais velho Finneas O’Connell, que até hoje ainda é o seu produtor e grande parceiro de composições.
Em 2015, Billie gravou a canção “Ocean Eyes”, que na verdade tinha sido escrita por seu irmão para a banda dele. A música fez bastante sucesso e depois ainda teve um videoclipe, que foi lançado em 2016. No mesmo ano, a cantora lançou o single “Six Feet Under” e, em março de 2017, a sua música “Bored” também entrou para a trilha sonora da série “13 Reasons Why”, na Netflix.
Assista abaixo ao videoclipe de “Ocean Eyes”, no YouTube:
Clipe oficial de “Ocean Eyes”, de Billie Eilish (Vídeo: reprodução/YouTube/Billie Eilish)
Já o primeiro extended play de Billie Eilish foi o “Don’t Smile at Me”, lançado em agosto de 2017 e que alcançou o top 10 nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. E no ano seguinte, a cantora colaborou com o cantor Khalid para o single “Lovely”, que também entrou como uma das faixas da segunda temporada de “13 Reasons Why”.
Fenômeno mundial
No entanto, foi em 2019 que Billie Eilish lançou o seu primeiro álbum de estúdio, intitulado “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?”, e acabou se tornando um grande fenômeno mundial. O álbum estreou no topo da Billboard e ainda conseguiu a liderança no Reino Unido, Canadá e Austrália.
Os singles “When The Party’s Over”, “Bury a Friend”, “Wish You Were Gay” e “Bad Guy” entraram para o top 40 da Billboard Hot 100, sendo que a última ainda se tornou o seu primeiro single a atingir o número um nos Estados Unidos. Com “Bad Guy”, Billie fez muito sucesso e ganhou os prêmios de Canção do Ano e Gravação do Ano no Grammy Awards de 2020.
Assista abaixo ao videoclipe de “Bad Guy”, no YouTube:
Clipe oficial de “Bad Guy”, de Billie Eilish (Vídeo: reprodução/YouTube/Billie Eilish)
Já em julho de 2021, a cantora lançou o seu segundo álbum de estúdio, intitulado “Happier Than Ever”. Ele estreou no topo da Billboard 200 e em primeiro lugar no Top Global do Spotify, trazendo singles como “My Future”, “Your Power”, “Lost Cause” e “NDA”.
Até o momento, Billie Eilish já tem sete Grammy Awards, dois American Music Awards, dezesseis Guinness World Records, três MTV Video Music Awards e um Oscar por Melhor Canção Original com a música “No Time to Die”, da trilha sonora de “James Bond”. Além disso, em 2022 ainda foi eleita como uma das mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo pela BBC.
Billie Eilish e Finneas O’Connell ganhando o Oscar 2022 por “No Time to Die” (Foto: reprodução/Brian Snyder/Reuters/G1)
Já em março de 2023, Billie veio pela primeira vez ao Brasil no Lollapalooza e atingiu o maior público da história do festival em solos brasileiros. E em julho do mesmo ano, ela também lançou a música “What Was I Made For?” para a trilha sonora do filme “Barbie”, recebendo indicações como Gravação e Canção do Ano, Melhor Performance Solo de Pop e Melhor Videoclipe para o Grammy Awards 2024, que acontecerá em fevereiro do ano que vem.
Foto Destaque: capa do álbum “Happier Than Ever”, de Billie Eilish (Reprodução/Rolling Stone/UOL)