Nesta terça-feira (29), o Brasil vai enfrentar a Bolívia e os efeitos de jogar 3.600m acima do nível do mar, em La Paz. A partida é válida pela 18° e última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. A bola rola às 20h30, no Estádio Hernando Siles.
Classificado antecipadamente desde a 13° rodada, o Brasil é líder isolado da competição com 42 pontos, quatro de distância da Argentina, e ainda está invicto após 16 jogos.
Se vencer a Bolívia, a Seleção Brasileira vai estabelecer um novo recorde de pontos na história das Eliminatórias no formato atual, ultrapassando os 43 pontos feitos pela Argentina na campanha para a Copa de 2002. Além disso, a equipe comandada por Tite tenta ampliar a maior série invicta da competição: são 33 jogos sem derrota.
Apesar da boa fase, os resultados em La Paz fazem um contraponto. A Bolívia já recebeu o Brasil oito vezes na cidade, venceu quatro, empatou duas e perdeu duas. Só que os donos da casa não têm o que disputar nesta última rodada da competição. A Bolívia é vice-lanterna, com 15 pontos em 17 jogos, e não tem mais chance de classificação para a Copa do Mundo de 2022.
Na rodada de abertura das eliminatórias, em outubro de 2021, o Brasil goleou os bolivianos por 5 a 0 em São Paulo.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Hoje é dia de <a href=”https://twitter.com/hashtag/Sele%C3%A7%C3%A3oBrasileira?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#SeleçãoBrasileira</a> em campo! Chegou a hora do último jogo das Eliminatórias da Copa. Vamos pra cima! <br><br> x – 20h30 | <a href=”https://twitter.com/hashtag/BRAxBOL?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#BRAxBOL</a> <br><br>Fotos: Lucas Figueiredo / CBF <a href=”https://t.co/v3RBcdhUYM”>pic.twitter.com/v3RBcdhUYM</a></p>— CBF Futebol (@CBF_Futebol) <a href=”https://twitter.com/CBF_Futebol/status/1508808244785000455?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 29, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Brasil
Com Neymar e Vini Jr suspensos, Tite deve incluir Coutinho e Richarlisson como titulares. Daniel Alves, Éder Militão, Alex Telles, Fabinho e Bruno Guimarães também devem entrar na equipe principal.
Provável escalação do Brasil: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Éder Militão, Alex Telles; Fabinho, Bruno Guimarães; Coutinho, Lucas Paquetá, Antony; Richarlisson.
Bolívia
O técnico César Farías terá de fazer duas mudanças obrigatórias no time, por causa das suspensões de Enoumba e Haquin. Villamil e Quinteros são os mais cotados para substituí-los.
Vencer o Brasil depois de tanto tempo seria uma maneira de terminar positivamente o ciclo do técnico César Farías no comando da seleção boliviana (a federação não deve renovar o contrato com ele e já procura novos treinadores).
Provável escalação da Bolívia: Viscarra, Quinteros, Carrasco, José Sagredo; Villamíl, Franz Gonzales, Villarroel, Roberto Fernández; Ramiro Vaca, Marcelo Moreno, Henry Vaca.
A transmissão acontecerá através da Globo, e do SporTV.
Foto destaque: Bolívia e Brasil. Reprodução/ Arte GZH / ResourceSpace.