Alopecia: entenda como a doença pode estar relacionada à saúde emocional

Carol Ramos Por Carol Ramos
2 min de leitura

Nos últimos dias tem se falado muito sobre Alopecia, depois que o ator Will Smith, causou polêmica no de Oscar 2022, ao dar um tapa no humorista Chris Rock, por fazer piada da condição da esposa Jada Pinkett Smith. 

Alopecia é uma doença que ocasiona perda de cabelo, ou pelos em outras partes do corpo. Essa é uma das principais causas da calvície em mulheres, estima-se que 12% das mulheres até 30 anos apresentam essa alopecia, podendo chegar a 40% com o avançar da idade.

A doença pode estar relacionada à saúde emocional, que é classificada de Alopecia areata. Esse desequilíbrio hormonal é relacionado a fatores autoimunes e pode ser agravada por problemas emocionais.

A Alopecia areata a queda de cabelo ou em áreas que possuem pelo, ocorre de maneira acelerada, em toda região ou de forma parcial. Os fios podem voltar a crescer, mas em alguns casos raros acontece a perda total.


Jada Pinkett Smith (reprodução/Instragram)


Em 2021 a cantora Maraisa revelou em suas redes sociais que sofre da doença. Na ocasião ela revelou: ‘Estou dando um descanso no aplique. Por que? Porque eu sofro de alopecia androgenética. Sou carequinha aqui em cima, está vendo?’ falou mostrando o couro cabeludo.

‘A gente tem que começar o tratamento o quanto antes. O grande motivo do curtinho é para tratar essa alopecia que eu tenho […], e cada vez mais intensificar os tratamentos capilares’, completou. 

Se os problemas emocionais estão causando queda de cabelo, especialistas aconselham praticar algum esporte, meditar, assim como ter pensamentos positivos, isso ajuda o corpo a relaxar e resolver possíveis problemas.

 

 

Foto destaque: Mulher com queda de cabelo (reprodução/Pinterest)

Deixe um comentário

Deixe um comentário