CEO da Levi’s fala sobre as tendências da indústria de varejos

Carolina Loureiro Por Carolina Loureiro
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Na última quinta-feira (7), foi realizada a abertura do World Retail Congress Congresso Mundial de Varejo, em tradução livre, em Roma. O presidente e CEO da marca de renome mundial Levis Strauss, Chip Bergh, comentou sobre as principais tendências que dominam o varejo atualmente.



(Reprodução: Foto/Instagram).


Em entrevista com o co-líder de Prática Global de Varejo de uma empresa de pesquisa executiva, Bergh ressaltou que a sustentabilidade é um dos fatores mais importantes, tendo em vista o impacto negativo que a indústria do vestuário causa ao planeta. Como solução para sua marca Levi’s, o CEO afirma que está investindo na redução do uso de água e na utilização de fibras mais sustentáveis, como o cânhamo. “A sustentabilidade costumava ser um bom nicho do ponto de vista do consumidor e muito centrado na Europa. Agora é verdadeiramente global e transversal à gerações. O jovem consumidor, em particular, está realmente concentrado nisto. Se perguntarmos a um adolescente de hoje, é muito provável que diga que as alterações climáticas estão no topo das suas preocupações”, disse Chip.

Outra tendência citada por ele foi a cadeia de abastecimento, acreditando que a “globalização está morta” e que os empresários buscam cada vez mais realizar suas produções mais próximo dos mercados que irão comercializar.

“A nossa indústria vem tradicionalmente buscando a base de produção de mais baixo custo em todo o mundo, mas isto está chegando ao fim. O nome do jogo hoje em dia é ‘resiliência e agilidade da cadeia de fornecimento’. Vamos ver mais produção a aproximar-se do mercado devido à importância dessa agilidade e capacidade de resposta e tendo confiança de que o produto vai estar na prateleira da loja quando for necessário”.

Bergh também acredita que o aumento das pressões de custos e da inflação são pontos importantes para abordar. Para ele, isso ocorre devido a 3 fatores: A pandemia, o estrangulamento na cadeia de abastecimento e a escassez de mão-de-obra em regiões específicas do mundo.

Questões como diversidade, equidade e inclusão também foram pautas da conversa. O norte-americano diz que se arrepende de valorizar os temas tão tarde: “Olhando para trás, foi um dos maiores erros que cometi nos meus 10 anos, pois, no meu coração e alma, acredito que uma organização diversificada superará sempre uma organização homogênea”.

Por último, Chip Bergh comenta sobre o principal assunto da atualidade, a tecnologia digital, e afirma que as empresas que não adotarem não vingarão. “Há tanto do nosso negócio que se pode digitalizar, desde a forma como concebemos o produto até à forma como conseguimos que o produto seja armazenado. Tudo pode ser digitalizado e podemos reduzir tempo e toques, simplificar dramaticamente o negócio”.

Foto destaque: Jeans da Levi’s. Reprodução/Instagram.

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