Com as novas ferramentas de gestão de dados nos usuários da Apple, o Facebook vem deixando de faturar cerca de R$ 57 bilhões com publicidade. Isso acontece quando os usuários de Iphone escolhem a opção que não permite o rastreamento de dados em seus dispositivos.
Após um ano do lançamento, o impacto financeiro para o Facebook parece ser ainda mais catastrófico do que se pensava anteriormente. De acordo com uma nova análise, os recursos de App Tracking Transparency (ATT), fabricante do Iphone, irão custar ao Facebook cerca de R$ 57 bilhões no ano de 2022.
Após a atualização de privacidade da Apple, usuários bloqueam função que está prejudicando o Facebook financeiramente (Foto:Reprodução/SAPO)
À medida que os usuários do Iphone estão se preocupando mais com a privacidade em seus aparelhos, e o CEO da Apple Tim Cook, continua a impulsionar a área de marketing da empresa, um grande número de pessoas, que vem crescendo ultimamente, está rejeitando o rastreamento de atividades em seus aparelhos celulares. Esse movimento por parte dos usuários está fazendo com que o Facebook perca cerca de 15% a 20% para os anunciantes no IOS.
Os recursos de privacidade do ATT iphone restringem o rastreamento dos aplicativos do usuário, revogando o acesso ao identificador para anunciantes (IDFA), o código exclusivo atribuído a cada usuário. Essas mudanças de privacidade na ATT da Apple serão, de longe, as mudanças que mais irão impactar na rede social Facebook.
Segundo pesquisadores da Apple, empresas de rastreamento, especialmente as maiores com acesso a grandes quantidades de dados primários, ainda rastreiam os usuários nos bastidores, isso acontece por meio de diversos tipos de métodos, incluindo o uso de endereços IP para vincular IDs específicos de instalação entre aplicativos.
Foto Destaque: Logo da empresa de tecnologia Apple. Reprodução/Apple.com