Whatsapp: relembre as novidades e recursos lançados pelo aplicativo em 2023

Claudio Fabrício Por Claudio Fabrício
5 min de leitura

O WhatsApp se tornou popular como um aplicativo de mensagens privadas voltado para interações entre duas pessoas ou, no limite, entre 256 participantes em grupos. o App se tornou tão popular que virou necessário no dia a dia, seja para se comunicação pessoal ou no meio profissional. O aplicativo está sempre inovando, com novos recursos e aprimorando sua funcionalidade, e em 2023 não foi diferente, o serviço lançou vários recursos e novidades nesse ano, transformando a rede social em algo mais abrangente do que apenas conversas.

Novidades do aplicativo

No mês de janeiro, o WhatsApp liberou o recurso “Comunidades”, que centraliza grupos, tudo isso em um só espaço e permite disparar mensagens para até 5 mil pessoas. Depois, no mês de setembro, foi a vez da criação do recurso de “Canais”, conteúdos como atualizações de times de futebol, notícias, programas ou, se o usuário quiser, pode criar um com suas preferências, cujo qual é possível enviar avisos para um número ilimitado de usuários.

Além disso, o aplicativo da Meta, que também é dona do Facebook e do Instagram, anunciou a funcionalidade de editar mensagens que já foram enviadas, usar uma conta em até 4 celulares simultaneamente, silenciar ligações de desconhecidos, fixar as mensagens e muito mais.


FWhatsapp lançou várias novidades durante o ano (Foto: reprodução/Whatsapp)


Algumas das novas funções 

Os “Canais” permitem que pessoas e empresas enviem mensagens para um número ilimitado de usuários em uma espécie de grupo, algo semelhante ao que o aplicativo Telegram já oferecia. Os canais aparecem na nova aba “Atualizações”, que, anteriormente, se chamava “Status”.

O aplicativo também lançou conversas com senha ou biometria. No mês de maio, o WhatsApp lançou um recurso que permite proteger conversas. A nova ferramenta permite ocultar um chat da tela inicial do WhatsApp, que é “transferido” para uma pasta segura, chamada “Conversas protegidas”. As conversas nessa pasta só podem ser acessadas ao digitar a senha ou inserir a biometria (facial ou impressão digital) cadastradas no seu dispositivo. Depois, o mensageiro anunciou que é possível esconder a pasta “Conversas protegidas” da tela inicial e só mostrá-la ao digitar um código secreto na busca. 

As comunidades do WhatsApp foram lançadas em 2022, mas somente neste ano chegaram ao Brasil. A ferramenta permite montar “grupos de grupos” e cultivar comunidades com interesses em assuntos em comum em diferentes chats.

Chegou o recurso “Legendas em documentos” onde o WhatsApp passou a permitir anexar legendas em documentos. A adição é igual às legendas de fotos e vídeos.

Veio o recurso “Avatares personalizados” onde agora os avatares da Meta agora estão disponíveis. O usuário pode criar um bonequinho virtual próprio para estampar figurinhas ou a foto de perfil.


Whatsapp lançou recurso para criar seu avatar (Foto: reprodução/Whatsapp)


Outra função muito aguardada pelos usuários de WhatsApp era a de edição de mensagens e ela foi disponibilizada oficialmente em maio. A opção de editar fica disponível até 15 minutos depois do envio da mensagem. Quando o recurso é usado, o aplicativo passa a mostrar a palavra “editada” ao lado da mensagem.

Também chegaram as mensagens de voz de reprodução única, semelhante ao que acontece com fotos que só podem ser visualizadas uma vez. O novo recurso limita a reprodução de áudios pelo destinatário.

Agora, relacionada com a segurança, o WhatsApp conta com mais uma trava para evitar que sua conta seja colocada em outro dispositivo sem sua autorização. Lançando a “Verificação de registro”, função que exigirá confirmação do celular principal sempre que um dispositivo secundário tentar fazer login.

Atualizações e inovações

O WhatsApp, aplicativo de mensagens para Android e iPhone (iOS) é uma plataforma que oferece diversas ferramentas além da simples troca de mensagens de texto. Todas essas mudanças são atualizadas para os usuários, visto que além da comunicação, hoje o aplicativo tem uso diário em pequenas e grandes empresas. Infelizmente, nem todo usuário recebem de maneira receptiva. Algumas mudanças ao longo do tempo também não foram bem recebidas, visto que a cada atualização, vários aparelhos (antigos) vão deixando de suportar para o uso do mesmo. Todavia, mesmo com a rejeição de alguns, o aplicativo segue lançando atualizações e está cada vez inserido no cotidiano das pessoas.

Foto destaque: Homem utilizando o novo recurso do whatsapp (Reprodução/Olhardigital)

Deixe um comentário

Deixe um comentário