Uma das principais promessas que as pessoas fazem toda vez que o ano muda é também mudar a maneira de viver. Levar uma vida saudável ajuda em todos os aspectos. A pessoa com saúde, além de viver mais, vive com melhor autoestima e mais qualidade de vida. No entanto, com a vida tão corrida da maneira que está, às vezes se torna difícil conciliar uma rotina saudável com o resto das tarefas do dia. Veja algumas dicas que podem ajudar a melhorar sua maneira de viver.
Corpo são mente sã
A prática regular de exercícios físicos oferece diversos benefícios para a saúde mental. Evidências científicas destacam a relação positiva entre atividade física e a prevenção ou melhora de condições como ansiedade, depressão e estresse. O recomendado de 90 minutos semanais, distribuídos ao longo de três dias, é uma orientação acessível para muitas pessoas e pode trazer significativos impactos positivos.
Uma simples caminhada pela manhã não só contribui para atingir essa meta, mas também pode aumentar os níveis de energia, proporcionando benefícios ao longo do dia.
Além dos exercícios físicos, a alimentação desempenha um papel crucial na saúde. O consumo de legumes e verduras não apenas fornece nutrientes essenciais, mas também promove uma sensação de saciedade duradoura. A água, sendo um elemento vital, oferece benefícios únicos que outras bebidas, como sucos, álcool e refrigerantes (que podem conter altos níveis de açúcar), não conseguem igualar.
Ao adotar esses hábitos saudáveis, é possível promover um equilíbrio entre o bem-estar físico e mental.
A academia pode ser uma grande aliada na busca por uma vida mais saudável. (Foto: reprodução/pexels/@andres-ayrton)
Determinação
Realizar uma mudança de vida não é fácil, por isso, você precisará de muita força de vontade. Comidas ultra processadas devem ser evitadas a todo custo, apesar da praticidade que oferecem. O ditado “jamais vá às compras com fome” deve ser seguido, pois os supermercados utilizam estratégias para que você passe por todos os alimentos até chegar no caixa, e você precisa resistir.
Planeje-se sempre com antecedência para evitar comer em lugares que não ofereçam opções saudáveis. Evite fast-foods, por exemplo. Caso em algum dia você ceda à tentação, não se culpe; aproveite a refeição e tente não repeti-la por um bom tempo.
Foto destaque: Frutas são ótimas opções para substituir a vontade de comer doces. (Reprodução/Pexels/@janetrangdoan)