Cientistas enviaram uma mensagem que está a caminho do sistema TRAPPIST-1. A estrela alvo está a 40 anos-luz da Terra, o que nos faz entender que qualquer extraterrestre que estiver disposto a receber a mensagem, só saberá do convite em 2063. A cidade de Lexington, Kentucky, mais conhecida como a Capital Mundial do Cavalo, enviou um convite formal para alienígenas.
A comunicação oficial
A cidade de Lexington, Kentucky, enviou um convite para alienígenas no outono passado via laser infravermelho em direção ao sistema estelar TRAPPIST-1, com números, imagens e códigos. É um projeto do departamento de turismo de Lexington. Segundo o VisitLEX, eles trabalharam com engenheiros, linguistas e a FAA para isso acontecer. A estrela alvo está a 40 anos-luz da Terra, o que significa que qualquer extraterrestre que esteja preparado para receber o convite saberá que será convidado em 2063, pela Capital Mundial do Cavalo. A comunicação inclui um bitmap de números primos, elementos associados à vida, representações de água, etanol e dopamina, formas humanas e de cavalos e uma paisagem. Também inclui várias imagens de Lexington e uma gravação de áudio de Tee Dee Young, um músico de blues de Lexington.
Convite enviado ao sistema estelar TRAPPIST-1 (Foto: reprodução/VisitLEX)
Um comunicado do VisitLEX, dirigido aos visitantes em potencial, anuncia as exuberantes colinas — perfeitas para pousar espaçonaves, afirmam —, cavalos e whiskey.
Sistema TRAPPIST-1 e a atmosfera
Não se sabe se existe vida e muito menos vida inteligente no sistema TRAPPIST-1. Em pesquisas do ano passado, dados do Telescópio Espacial Webb revelaram que TRAPPIST-1b, um dos exoplanetas que orbitam TRAPPIST-1, não tem atmosfera. Porque, certo como conhecemos a vida, ela precisa de uma atmosfera para sobreviver. Isso, no entanto, nos mostra que praticamente confirmou que não há potencial para vida no TRAPPIST-1b. Sendo assim, Webb prosseguiu com essa descoberta com a descoberta de que também não existe atmosfera — ou, no máximo, uma atmosfera tênue — no planeta TRAPPIST-1c. Para a equipe VisitLEX o sistema TRAPPIST tem cinco outros exoplanetas que poderiam, teoricamente, acolher civilizações capazes de interpretar o seu convite.
Foto Destaque: a preparação no evento de lançamento no Kentucky Horse Park, em Lexington (Reprodução/VisitLEX)