Cabelos estilo long bob fazem sucesso no red carpet do Globo de Ouro

Letícia Guedes Por Letícia Guedes
4 min de leitura

Para além dos looks deslumbrantes e marcantes que passaram no tapete vermelho, o Globo de Ouro, ocorrido no último domingo (7), registrou a volta de penteados clássicos. Um deles é o corte de cabelo long bob, que teve seus altos e baixos no mundo da beleza e agora volta com tudo no meio das celebridades por sua elegância e versatilidade. Seja ele liso, ondulado ou em diferentes tonalidades, o corte foi um sucesso na premiação no meio de atrizes, como: Emma Stone, America Ferrera, Angela Bassett, Jennifer Aniston e muitas outras.

Origem do corte long bob

Tendo sua primeira versão durante a Primeira Guerra Mundial, o long bob surgiu como método de higiene para as mulheres que atendiam papéis de enfermeiras durante o conflito. Já na década de 1920, o corte começou a ganhar um significado um tanto negativo pela sociedade, ao ser associado ao estereótipo de mulheres rebeldes ou, como a população chamava, melindrosas.

As melindrosas eram mulheres da classe média que eram mais livres, usavam roupas curtas, bebiam e fumavam em público – entre outros comportamentos considerados não convencionais para a época. Nomes como Louise Brooks serviram de destaque no mundo cultural e apresentaram-se como referências da moda.

Com um recorte temporal maior, os anos 90 também serviu de grande referência para o cabelo long bob. Com o advento da cultura pop – seja ela por meio filmes, séries e artistas, o penteado foi desejado principalmente pelas mulheres mais jovens, que almejavam visuais parecidos com o de suas personagens favoritas. Desta época vale ressaltar, por exemplo, os cabelos de Jennifer Aniston, como Rachel Green, na sitcom “Friends” e Uma Thurman no longa “Pulp Fiction”, do diretor Quentin Tarantino.

Vantagens do long bob


Mais registros de famosas usando o corte long bob no Globo de Ouro de 2024 (Foto: reprodução/Steve Granitz/FilmMagic/GettyImages)


Entre o estilo moderno e possibilidade de inúmeras combinações, o corte long bob também possui outros benefícios. Para a revista Glamour, o hair expert Peter Menezes, explica que este tipo de cabelo é apropriado para qualquer ocasião e não demanda muito trabalho durante sua manutenção, uma vez que o corte é feito de maneira reta.

“É um corte que pode ser usado em qualquer formato de rosto e, dependendo da finalização, em cabelos de todos os tipos: lisos, ondulados, cacheados ou crespos. Dependendo da forma como a pessoa estiliza o cabelo e a frequência com que isso acontece, o corte vai se adequando melhor, ficando mais assentado e parecendo mais harmônico” diz Peter. Em conclusão, seja nos tapetes vermelhos, nas personagens do cinema ou até nas ruas, o sucesso do long bob ultrapassa gerações e está longe de ter um fim.

 

Foto Destaque: o Globo de Ouro marca o início da temporada de premiações em Hollywood (Reprodução/1°foto: Steve Granitz/FilmMagic/GettyImages;2° foto: Michael Buckner/Golden Globes 2024/GettyImages;3°foto:Steve Granitz/FilmMagic/GettyImages/MontagemCanva)

Deixe um comentário

Deixe um comentário