Nesta segunda-feira (8), mergulhadores fizeram o resgate de cinco pessoas que se encontram bem.
Diminuição do nível da água possibilitou resgate
O sistema de cavernas Krizna Jama, localizado a 50 km de distância de Ljubljana, capital do país, tem oito quilômetros de extensão, além de uma cadeia de lagos subterrâneos, e é um ponto popular de exploração entre turistas e locais. De acordo com a agência de notícias STA, ele é o quarto maior ecossistema subterrâneo do mundo em termos de biodiversidade.
Mergulhadores entram na caverna Krizna Jama para resgatar cinco pessoas após a diminuição do nível da água (Foto: reprodução/Serviço de Resgate em Cavernas da Eslovênia)
Os membros da família, em companhia dos instrutores, ficaram presos no local em decorrência do aumento do nível da água; o que possibilitou o resgate foi a diminuição do nível da água na parte sudoeste da caverna. Na coletiva de imprensa convocada para prestar esclarecimentos sobre o caso, foi informado que nenhum dos resgatados precisou de assistência médica. “É um dia de felicidade, é um dia de vida”, declarou Sandi Curk, do serviço de proteção civil esloveno.
Na operação de resgate, participaram pelo menos 35 socorristas e oito mergulhadores, que ainda tiveram o auxílio de 11 agentes do corpo de bombeiros.
Eslovênia é conhecida por suas cavernas
O país é um famoso destino para os amantes de exploração, muito em decorrência do seu conhecido sistema de cavernas. Ao todo, a Eslovênia tem mais de 14.000 cavernas, sendo o Krizna Jama o quarto maior ecossistema subterrâneo do mundo.
Foto Destaque: mergulhadores em operação de resgate a cinco pessoas presas na caverna Krizna Jama, na Eslovênia (Reprodução/Serviço de Resgate em Cavernas da Eslovênia)