Neste sábado (30), o Palmeiras fez sua estreia na Copa do Brasil 2022, em uma partida contra a Juazeirense em um jogo de ida pela terceira fase da competição. O jogo, que aconteceu na Arena Barueri, terminou com o Verdão vencendo o time baiano por 2 a 1, de virada, mas não sem fazer o time do Palmeiras tomar um susto logo nos primeiros minutos de jogo.
Em um contra-ataque do time baiano, que teve início após um erro do Palmeiras durante uma jogada de ataque, a Juazeirense pegou a equipe alviverde de surpresa e abriu o placar com Nildo Petrolina, que aproveitou o rebote após uma defesa do goleiro Marcelo Lomba.
Mas o gol sofrido foi o que a equipe de Abel Ferreira precisava para reagir. Em um lance liderado por Rafael Navarro, que se livrou de uma marcação com três outros jogadores, o camisa 29 do Palmeiras fez uma arrancada pelo campo e dando passe para Breno Lopes, que estava livre dentro da área e empurrou a bola para o fundo da rede, aos 12 minutos do primeiro tempo, empatando o placar em 1 a 1.
Apesar dessa reação, o Verdão não se impôs durante o restante do primeiro tempo. A equipe da Juazeirense se colocava muito bem dentro de campo, não abrindo espaço para o time paulista, deixando a partida em um ritmo bastante truncado. Apesar de ter tido mais duas oportunidades de aumentar o placar antes do fim do primeiro tempo, a equipe do Palmeiras não conseguiu vencer a defesa baiana.
Palmeiras 2 x 1 Juazeirense, melhores momentos (Vídeo: Reprodução/ Youtube/GE)
No segundo tempo, a Juazeirense continuou causando dificuldades ao ataque do Palmeiras. Dudu até tentou avançar aos 12 minutos, mas encontrou a defesa da equipe baiana que impediu seu ataque. As dificuldades no jogo fizeram Abel repensar nos jogadores em campo. Em substituição, o técnico português colocou Rony e Gustavo Scarpa em jogo, em uma tentativa de furar a defesa baiana.
E a tática deu certo. Aos 25 minutos do segundo tempo, Scarpa recebeu a bola na entrada da área e, após driblar o marcador, arriscou um chute de longe. A bola bateu no travessão e entrou, aumentando o placar e cravando a virada do Verdão.
A Juazeirense ainda tentou responder à virada, mas não conseguiu avançar nas tentativas e o treinador Barbozinha fechou ainda mais o jogo contra o Palmeiras, deixando ainda mais difíceis o ataque do Verdão. O Palmeiras ainda teve mais uma chance de aumentar o placar com Scarpa aos 42 minutos do segundo tempo, mas a zaga do time baiano desviou a bola e evitou o terceiro gol.
Com a vitória, o Palmeiras pode até empatar o jogo de volta que garante uma vaga nas oitavas de final. Caso o Juazeirense vença por um gol de diferença, a disputa será decida nos pênaltis.
O próximo jogo do Palmeiras será pela Libertadores, na terça-feira (03), a partir das 21h30, contra o Independiente Petrolero, na Bolívia. Já o Juazeirense volta ao campo na quarta-feira (04), e joga em casa contra o Santa Cruz-PE, pela série D do Campeonato Brasileiro.
Foto destaque: Palmeiras vence a Juazeirense por 2 a 1. (Reprodução/ Cesar Greco/Palmeiras)