Saiba sobre amaxofobia, condição que Penélope Cruz sofre

Penélope Cruz enfrenta amaxofobia devido a trauma de infância. A condição, afetando 28% dos motoristas, envolve medo intenso de dirigir. Superar requer terapia, exposição gradual e apoio profissional.

24 jan, 2024
Penélope Cruz ( Foto: Getty Images/Carlos Alvarez/Reprodução Rolling Stone)
Penélope Cruz ( Foto: Getty Images/Carlos Alvarez/Reprodução Rolling Stone)
Penélope Cruz ( Foto: Getty Images/Carlos Alvarez/Reprodução Rolling Stone)

O medo constante de dirigir, conhecido por amaxofobia, está presente em 28% dos motoristas, segundo uma pesquisa da Fundação CEA (Clube Europeu de Automobilistas), e a atriz Penélope Cruz sofre desta fobia.

Penélope fala sobre amaxofobia

Penélope confessou em uma entrevista à revista Elle seu medo de dirigir, e sua amaxofobia tem uma origem: a atriz, quando criança, presenciou um acidente, onde viu sua irmã Monica ser atropelada. Durante a entrevista, a atriz disse que viu sua irmã ser atropelada na sua frente quando tinha entre oito e nove anos. Penélope lembra que “o tempo parou”, e que viu sua irmã perder a consciência.

A amaxofobia é uma fobia específica relacionada à condução de veículos automotores. Pessoas que sofrem desse transtorno muitas vezes evitam dirigir a todo custo, experimentando ansiedade intensa só de pensar na possibilidade de estar ao volante. As razões subjacentes a essa fobia podem variar amplamente, mas comumente envolvem traumas passados, acidentes automobilísticos anteriores ou uma combinação de fatores psicológicos.


Saiba sobre amaxofobia, condição que Penélope Cruz sofre
Amaxofobia, imagem ilustrativa (Foto: Reprodução/Jornal Midiamax)

Causas e sintomas

As causas da amaxofobia são complexas e multifacetadas. Traumas relacionados a acidentes automobilísticos, experiências negativas durante o aprendizado a dirigir ou mesmo observar incidentes de trânsito graves podem desencadear esse medo paralisante. Os sintomas incluem palpitações, suor excessivo, tremores, dificuldade para respirar, náuseas e pensamentos obsessivos sobre acidentes potenciais.

Perfil do paciente

A amaxofobia pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou gênero. No entanto, é mais comum em indivíduos que já possuem predisposição a transtornos de ansiedade. Aqueles que enfrentam a amaxofobia muitas vezes sentem uma redução significativa na qualidade de vida, limitando suas atividades diárias e sociais.

Como superar

Superar a amaxofobia ou o medo de dirigir pode ser alcançado com ajuda profissional, incluindo terapia cognitivo-comportamental para reprogramar pensamentos negativos. A exposição gradual ao ato de dirigir, técnicas de relaxamento, acompanhamento médico quando necessário e a celebração de conquistas pequenas ao longo do caminho são estratégias valiosas. Estabelecer metas realistas, entender a causa do medo e considerar aulas de direção com instrutores especializados também contribuem para o processo, proporcionando um caminho gradual e eficaz para superar a amaxofobia e retomar a confiança na condução automotiva.

Mais notícias