Depois de uma série de negociações que se arrastava desde o ano passado, o Flamengo anunciou oficialmente a contratação do lateral-esquerdo Viña. O uruguaio de 26 anos é o mais novo reforço do time rubro-negro para 2024.
O anúncio foi feito usando uma arte que exibia um passaporte fictício, fazendo alusão às outras cidades onde o jogador morou, juntamente com uma brincadeira com as estações do metrô do Rio de Janeiro, Uruguai e Flamengo.
Com o anúncio, o jogador se torna o segundo reforço anunciado pelo time.
O jogador se torna a segunda contratação do Flamengo para a temporada de 2024, após o anúncio do meio-campista Nicolás de la Cruz. Viña, que veio do Roma, teve passagens pelo Nacional-URU, Palmeiras, Roma-ITA, Bournemouth-ING e Sassuolo-ITA. Nos últimos dois anos, o natural do município uruguaio de Empalme Olmos estava jogando na condição de emprestado pela equipe da capital italiana.
As negociações com o jogador já haviam sido concluídas em dezembro, restando apenas finalizar o acordo financeiro com a equipe italiana. Com o acordo fechado, o Flamengo vai passar a pagar ao jogador 8 milhões de euros (cerca de 42 milhões de reais na cotação atual), com mais um milhão de bônus em caso de título da Libertadores ou Brasileirão, sendo que cada um desses vale 500 mil. O pagamento será realizado ao longo de um período de quatro anos.
Lesão deixou o jogador afastado desde dezembro
O jogador tem ficado afastado dos gramados desde o dia 12 de dezembro, quando sofreu uma lesão no ligamento medial do joelho direito no segundo tempo da derrota de 2 a 1 do Sassuolo para o Cagliari. Logo após o jogo, o Sassuolo anunciou que o jogador havia iniciado o processo de recuperação, no entanto, não foi informada a necessidade de cirurgia.
Com a confirmação oficial, Viña se torna agora o quarto lateral no elenco do Flamengo, juntando-se a De la Cruz, Arrascaeta e Varela. Sua chegada ocorre em um ano em que o time espera lutar por vitórias e títulos.