Luiza Trajano Donato, que deu origem ao apelido “Magalu”, designou sua sobrinha para liderar o conglomerado nos anos 90. A fundadora da Magazine Luiza e tia de uma das mais proeminentes empreendedoras do Brasil faleceu aos 97 anos, nesta segunda-feira (12), em Franca (SP).
Veja a história de Luiza Trajano Donato
Luiza Trajano Donato, que nos deixou nesta segunda-feira (12) em Franca (SP), é reconhecida por ter sido uma vendedora muito estimada no interior de São Paulo e por ter estabelecido a primeira filial do grupo “Magalu”, uma das principais cadeias varejistas do país, sob a liderança de sua sobrinha, a empresária Luiza Helena Trajano.
Tia Luiza, como era conhecida, nasceu em Cristais Paulista (SP) em 20 de setembro de 1926 e foi criada por uma família de comerciantes. Mais tarde, Luiza se transferiu para a vizinha Franca, cidade que se tornaria o palco de sua carreira profissional.
Aos 31 anos, ela se casou com Pelegrino José Donato e investiu junto com ele as economias acumuladas ao longo de anos de trabalho no varejo para criar seu próprio empreendimento. Foi assim que, em 1957, ela adquiriu a loja de presentes “A Cristaleira”, no centro de Franca, que logo seria renomeada como “Magazine Luiza”.
Mudança de nome da rede varejista
De acordo com a empresa, foram os próprios clientes que motivaram a mudança de nome, em homenagem à empresária, já muito conhecida por suas atividades comerciais no município. Sem filhos, no início da década de 1990, Luiza Donato selecionou sua sobrinha, Luiza Helena Trajano, para assumir a liderança dos negócios, uma empresária que não só expandiu o grupo para todo o país, mas também se tornou uma das principais empresárias brasileiras. Segundo a empresa, Luiza, além de ser extremamente dedicada ao trabalho, desempenhou um papel fundamental na cultura da rede varejista, que hoje emprega mais de 30 mil colaboradores.