Nesta terça-feira (20), Beyoncé aparece deslumbrante na capa da edição de março/abril da revista Essence, com direito a uma entrevista exclusiva com detalhes sobre sua nova linha de cuidados capilares – a Cécred, momentos com sua família e revela ter psoríase no couro cabeludo.
Cuidados capilares
Com seus cabelos naturais expostos na capa, a voz de “Halo” e “Break My Soul” conta que seus momentos cuidando de seu cabelo foram sagrados por possuir muitas lembranças ao lado de sua mãe e no tratamento da psoríase.
“A relação que temos com o nosso cabelo é uma jornada profundamente pessoal. Desde passar a infância no salão da minha mãe até meu pai aplicar óleo no meu couro cabeludo para tratar a psoríase”.
Beyoncé
Para aqueles que nunca ouviram este nome, a psoríase, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é uma doença crônica, relativamente comum e não contagiosa.
Por se tratar de uma doença autoinflamatória, com sintomas que podem aparecer ou desaparecer frequentemente, ela se manifesta com lesões avermelhadas que descamam na pele. Alguns dos fatores que desencadeiam essa condição são o estresse, ansiedade, a predisposição genética e ambiental.
No bate-papo, a artista conta sobre ver sua mãe, Tina Knowles, trabalhando como cabeleireira e relata que estar no salão nos fundos de sua casa é sua base e que esta foi sua experiência com os primeiros sensos de comunidade.
“As conversas e debates em salões criam um sentido de comunidade para pessoas que vivem isso como um retiro da vida cotidiana […] É um lugar para se sentir bonitas e desabafarem, rirem, compartilharem segredos. É importante que seja um santuario”.
Beyoncé
Importância de seu cabelo
Para os fãs ou para aqueles que a acompanham de longe, Beyoncé ficou conhecida por trazer seu cabelo como parte de suas performances, como também para afirmação de sua identidade.
Na entrevista, ela menciona o episódio em que cortou seu cabelo no estilo pixie em 2013, onde sentiu a necessidade de se “rebelar”, já que esta era a primeira vez em que ela era mãe e que esta não seria uma transformação emocional ou estética.
Segundo a própria, o momento de se transformar em mãe de primeira viagem foi uma forma de se libertar das amarras de expectativas que colocam sobre ela.