Sem acordo, TikTok inicia remoção de catálogo da Universal Music Publishing

Patrick Machado Por Patrick Machado
3 min de leitura
Foto destaque: Logo oficial do TikTok e Universal Music (reprodução/divulgação/Shutterstock/Universal Music)

Na tarde desta terça-feira (27), o TikTok deu início à remoção do conteúdo da gravadora Universal Music Publishing Group (UMPG) de sua plataforma após não conseguirem chegar em um acordo. O aplicativo favorito dos influencers também começou a silenciar os vídeos com canções escritas por qualquer artista que tenha contrato com a UMPG.

A batalha, que se iniciou no dia 31 de Janeiro deste ano, pode afetar grandes nomes da indústria musical que possuem contratos com outras gravadoras, como Warner Music e Sony Music, já que as negociações não avançaram positivamente.

Remoção dos conteúdos 

Segundo a Variety, o TikTok provavelmente irá excluir todo o conteúdo da gravadora até o fim do mês. A plataforma, no entanto, divulgou que tem entrado em contato com a gravadora e ainda está disposta para negociar um novo acordo.

O TikTok informou que o catálogo da UMG e da UMPG atinge entre 20% a 30% das músicas mais populares no aplicativo, e que variam dependendo do local.


Lucian Grainge, CEO do Universal Music Group (Foto: reprodução/Variety)

Sobre a gravadora 

A UMG é responsável por controlar a UMPG, que representa uma longa lista de estrelas do cenário musical como Taylor Swift, Mariah Carey, Adele, Ariana Grande, Harry Styles e entre outros. Em 2021, a empresa havia realizado um acordo com o TikTok, onde permitia aos usuários do aplicativo acrescentar clipes do seu catálogo nos vídeos na plataforma.

Em carta aberta, publicada no dia 30 de Janeiro, no site da Universal, o presidente da empresa Lucian Grainge revelou que a plataforma representa apenas 1% do total de seu receita.

“Em nossas negociações de renovação de contrato com o TikTok, temos pressionado-os em três questões críticas, compensação adequada para nossos artistas e compositores, protegendo artistas humanos de os efeitos nocivos da IA e a segurança virtual para os usuários da plataforma. Com relação à questão da remuneração de artistas e compositores, o TikTok propôs pagar aos nossos artistas e compositores uma taxa que é uma fração da taxa que as principais plataformas sociais em situação semelhante pagam”.

Grainge

Vale lembrar que a Universal Music é a maior empresa da indústria fonográfica do mundo. Até o momento, a batalha “UMG x TikTok” segue sem um acordo definitivo.

Seguir
Patrick Machado é ator formado em Artes Cênicas e estudante de jornalismo na Universidade Estácio de Sá. Iniciou seu trabalho em redação jornalística no PFBR - Portal dos Famosos Brasil. Atualmente, é redator no site IN Magazine.
Deixe um comentário

Deixe um comentário