Novo formato da Champions League será adotado para a próxima temporada

Miguel de Sousa Por Miguel de Sousa
2 min de leitura
Aleksander Ceferin, presidente da Uefa (Foto: reprodução/Instagram/@UEFA)

Nesta segunda-feira (4), a UEFA oficializou o novo formato da Champions League, já era de conhecimento geral tal mudança, mas agora se tornou oficial. A nova forma da competição terá uma série de mudanças.

Antigo formato era conhecido por todos

Desde da temporada 09/10, o campeonato tinha incorporado a fase de grupos. Cada time jogava partidas de ida e volta, no qual se totalizava seis partidas para cada uma das quatro equipes que compunham o seu determinado grupo.

O formato antigo contava com 32 equipes, pois se classificaram entre os quatros primeiros colocados do seu campeonato nacional. Em que geralmente tínhamos as melhores equipas de cada país da Europa.


Haaland jogando na Champions League (reprodução/Instagram/@championsleague)

Novo formato aos poucos será de entendimento geral

O novo formato vai ter 36 times, no qual o modelo será em formato de liga, pois será todos os times se enfrentando duas vezes, uma sendo visitante e a outra sendo mandante. Tudo isso, tendo em vista que será de acordo com a divisão de potes. Pois serão feitos a partir dos critérios adotados pela entidade da UEFA.

Do primeiro ao oitavo colocado se classificam de forma direta para as oitavas de final. Já quem ficar do nono até o 24°, terão de passar por um playoff, em que apenas mais oito se classificam. Tendo assim, os 16 times das oitavas. Das oitavas de final em diante, continua da mesma forma que é conhecida com jogos de ida e volta, em que a final é jogo único.

Os espectadores poderão ver mais times grandes se enfrentando, isso acaba aumentando a vontade de ver como será. Tendo em vista que teremos esse novo modelo a ser seguido, a competição terá um calendário de jogos maior, pois verão jogos acontecendo em janeiro, coisa que não aconteceria no antigo formato do campeonato europeu.

Deixe um comentário

Deixe um comentário