Netflix pretende lançar filmes em salas de cinema exclusivamente por 45 dias antes de chegarem no streaming

A Netflix está estudando a possibilidade de seguir o modelo de distribuição de filmes no modelo mais tradicional. O serviço, que hoje distribui seus filmes diretamente na plataforma, está conversando com grandes redes de cinema ao redor da América do Norte. O intuito das conversas é a possibilidade de lançar alguns de seus filmes em […]

19 maio, 2022

A Netflix está estudando a possibilidade de seguir o modelo de distribuição de filmes no modelo mais tradicional. O serviço, que hoje distribui seus filmes diretamente na plataforma, está conversando com grandes redes de cinema ao redor da América do Norte. O intuito das conversas é a possibilidade de lançar alguns de seus filmes em salas físicas de cinema, ficando em cartaz por 45 dias antes de estrear no catálogo do streaming, de acordo com a Bloomberg.

Dos futuros projetos dois deles poderão servir como um teste para o novo modelo: Entre Facas e Segredos 2, continuação de um filme de Ryan Johnson de 2019; além deste, Bardo, uma nova produção do premiado Alejandro Gonzales Iñárritu, de filmes como O Regresso e Birdman.

Algum tempo no passado, a Netflix lançou alguns filmes em seletos cinemas pelos Estados Unidos, especialmente com a intenção principal de levar eles ao Oscar. No entanto, nenhum filme produzido pela plataforma foi exibido na AMC e na Cineworld, as duas maiores redes da região.

Este modelo de exibição nos cinemas antes de entrarem nos streamings já é bastante conhecido pelo público, principalmente pelas plataformas interligadas a grandes estúdios de Hollywood, como o Disney+ e o HBO Max.


Netflix pretende lançar filmes em salas de cinema exclusivamente por 45 dias antes de chegarem no streamingFilmes lançados somente nas plataformas de streaming não poderão concorrer ao Oscar (Foto:reprodução/GShow)


Somente filmes lançados em salas de cinema estarão no Oscar

A notícia do novo modelo da Netflix vem a público logo após a Academia de Artes Cênicas e Cinematográficas emitir uma nota, informando que não aceitará mais na premiação filmes lançados apenas para os streamings.

A nova regra não proíbe que filmes lançados em plataforma de streamings concorram ao Oscar, porém ela retoma a obrigatoriedade que existia de que estes filmes cumpram um tempo de exibição pré-determinado nas salas de cinema. Em filmes como o Irlandês e Roma, filmes que concorreram ao Oscar antes da pandemia, este método foi utilizado.

A academia mudou também o prazo para inscrição de filmes, que agora irá do dia 3 de outubro à 15 de novembro em 2022, dependendo da categoria.

 

Foto destaque: Netflix busca manter seus filmes entre os concorrentes ao Oscar (reprodução/Istoé)

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