O fim do verão está próximo, mas parece que o fim do calor não. As previsões do Climatempo indicam um aumento significativo nas temperaturas em várias regiões do Brasil para a próxima semana. A massa de ar quente deve ser mais intensa no oeste da região Sul, sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo com temperaturas que deve ultrapassar os 5 °C que indica uma onda de calor. A temperatura deve ser intensa entre os dias 11 e 15 de março.
Temperaturas podem chegar a 40 °C
Durante esta semana, a frente fria que veio do Sul do país, causando tempestades severas na região Sudeste, já está longe do Brasil. Segundo Climatempo, o ar quente obtém força na região do Chaco Paraguaio e o norte da Argentina e se expandirá para o Brasil, formando uma área de alta pressão entre as regiões, mantendo o crescimento do ar seco e dificultando a formação de nuvens carregadas. O ar quente e seco deve se expandir também para as regiões do Triângulo Mineiro, interior de São Paulo, Mato Grosso e Rio de Janeiro com temperaturas entre 3 °C a 5 °C mais quente.
Cuidados essenciais para dias de calor intenso
Mesmo março sendo um mês que marca o fim do verão e a chegada do outono no Brasil, que indica dias mais curtos com temperaturas mais amenas. Esta será a terceira onda de calor somente no ano de 2024, e é importante destacar os cuidados necessários para lidas com os dias seguidos de calor intenso. É recomendado evitar exposição ao sol entre o horário de 10h e 16h, manter uma hidratação constante, aplique protetor solar regularmente e opte por usar roupas leves. Essas medidas preventivas garantem um aproveitamento mais confortável para os dias quentes.