Nesta quarta-feira (27), a grife Louis Vuitton revelou ao mundo sua mais nova criação: os baús que terão o privilégio de hospedar as medalhas e a Tocha Olímpica dos Jogos de Paris. O conglomerado francês LVMH, detentor da marca Louis Vuitton, é o grande patrocinador dos Jogos Olímpicos e a Maison Chaumet foi responsável por criar as medalhas de ouro, prata e bronze que serão dadas aos atletas vencedores das Olimpíadas e Paraolimpíadas. A grife também já transportou anteriormente os prêmios da Copa do Mundo e o troféu das finas de basquete da NBA.
As medalhas e os baús olímpicos
O maior evento esportivo do mundo está se aproximando. Os Jogos Olímpicos de Paris terão início no dia 26 de julho e os maiores símbolos dessa competição chegarão em grande estilo. A Louis Vuitton, que começou como uma fabricante de baús de viagem, produziu baús de couro com o monograma clássico da grife e estampou o padrão Daumier no baú que carregará a Tocha Olímpica.
A relojoaria e joalheria Chaumet, também pertencente ao LVMH, possui 242 anos de história e teve clientes como Napoleão Bonaparte, Balzac e Chopin em seu portfólio. É uma das mais tradicionais lojas da Cidade Luz e continua a produzir peças sofisticadas e glamourosas até hoje. A Maison foi encarregada de produzir as medalhas olímpicas, símbolos máximos do triunfo dos atletas em seus esportes.
A Chaumet preparou algo especial para adornar as medalhas. Além dos metais preciosos na confecção das medalhas, o centro de cada uma delas possui uma autêntica peça de ferro da Torre Eiffel. As peças foram coletadas durante a renovação do monumento símbolo da cidade.
Participação de outras marcas LVMH
Tendo os Jogos sediados em uma cidade que exala glamour e sofisticação, outras marcas de luxo da LVMH também participarão deste grande evento. A marca de vinhos e destilados, Moët Hennessy, detentora dos rótulos mais sofisticados do mundo, fornecerá seus produtos como parte da hospitalidade durante os eventos esportivos.
A Sephora, famosa varejista de beleza, fará parte do Revezamento da Tocha Olímpica, tendo ativações com a participação do público ao longo de todo o percurso. A marca de moda Berluti foi responsável pelo desenvolvimento dos uniformes da delegação francesa. Os atletas irão vesti-los durante a cerimônia de abertura dos jogos.
A Louis Vuitton será um dos principais nomes nas Olimpíadas, mas não será a única marca a representar a França nos Jogos (Foto: reprodução/Getty Images Embed)
A LVMH será onipresente nos Jogos Olímpicos de 2024. De acordo com o Wall Street Journal, toda a participação do conglomerado de marcas de luxo custará 150 milhões de euros. Apesar do alto custo, a LVMH mostrou-se orgulhosa de fazer parte disso, pois as marcas sob o conglomerado representam com perfeição a imagem da França.