Diante de uma grande atuação, a Argentina venceu a Itália por 3 a 0, em disputa pelo título da Finalíssima. O torneio aconteceu nesta quarta-feira (10/06), e ficou marcado por reunir o campeão da Copa América e da Eurocopa. O jogo ocorreu no Estádio de Wembley, em Londres. Os gols da partida foram marcados por Lautaro Martinez, Di María e Dybala.
Com boa atuação de Messi, o grupo comandado por Lionel Scaloni não sofreu sustos durante a partida, mantendo um domínio maior que da seleção italiana. A vitória ficou marcada por ser o segundo troféu conquistado em menos de um ano, e, também, pela marca alcançada pela Argentina de 32 jogos de invencibilidade, o maior recorde pertence aos próprios italianos, com 37 partidas. O último confronto que a Albiceleste perdeu foi contra o Brasil, em julho de 2019.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”> <a href=”https://twitter.com/Argentina?ref_src=twsrc%5Etfw”>@Argentina</a> <br><br> Copa América <br> Finalissima <a href=”https://twitter.com/hashtag/Finalissima?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#Finalissima</a> <a href=”https://t.co/zbkUzpANhr”>pic.twitter.com/zbkUzpANhr</a></p>— UEFA.com en español (@UEFAcom_es) <a href=”https://twitter.com/UEFAcom_es/status/1532121813177708544?ref_src=twsrc%5Etfw”>June 1, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Argentina campeã da Finalíssima 2022 (Foto: Reprodução/ Twitter)
Se para os sul-americanos foi um bom jogo, para a Itália nem tanto. O embate marcou a despedida do zagueiro Chiellini da Azzura. Após 117 partidas com a camisa italiana, o jogador fez sua última aparição e se despede do elenco.
O jogo começou equilibrado, com as duas equipes criando jogadas e tentando balançar as redes, porém, o primeiro susto quem deu foram os italianos, aos dez minutos. Quando o relógio informava que já tinha 27 minutos rodados, Messi fez uma grande jogada individual, limpando a marcação e cruzando para dentro da grande área para Lautaro Martínez fazer o primeiro gol da partida. Aos 45, prestes a terminar o primeiro tempo, o atacante argentino que fez o papel de garçom, quando tocou em profundidade para Di María, que com frieza encobriu o goleiro Donnarumma.
Na volta do intervalo, Roberto Mancini, técnico da Itália, fez três substituições, que de início até esbanjaram uma reação, porém não foi o suficiente para conter a Argentina. Com belas participações de Messi, os argentinos comandaram o jogo, oferecendo perigo ao goleiro italiano. Já nos acréscimos, Dybala que entrou no lugar de Lo Celso, balançou as redes, fazendo o terceiro gol da partida e concretizando o título da Finalíssima.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Messi foi eleito o melhor jogador da partida na Finalíssima.<br><br>Argentina 3×0 Itália. <a href=”https://t.co/1is4sh9bo2″>pic.twitter.com/1is4sh9bo2</a></p>— (@DoentesPFutebol) <a href=”https://twitter.com/DoentesPFutebol/status/1532105846410321920?ref_src=twsrc%5Etfw”>June 1, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Lionel Messi foi o melhor jogador da final (Foto: Reprodução/Twitter)
Lionel Messi foi eleito o melhor jogador da partida, recebendo o prêmio após o apito final. Esse é seu segundo título com a seleção principal. O camisa 10 e capitão ergueu a taça na comemoração do troféu.
Foto Destaque: Seleção argentina vence a Itália por 3 a 0 em disputa pelo troféu da Finalissíma. Reprodução/ Instagram