Pep Guardiola e Arteta se enfrentam em um embate no domingo

João Pedro Turati Por João Pedro Turati
3 min de leitura
Foto destaque: Pep Guardiola e Arteta. (Foto: reprodução/Harriet Lander)

Pep Guardiola e Arteta se reencontram em embate pelo topo da Premier League. Antigos colegas de equipe técnica, os técnicos espanhóis se confrontam novamente no duelo entre Manchester City e Arsenal no Campeonato Inglês neste fim de semana.

Relação de Pep Guardiola e Arteta

Se Pep Guardiola transformou o campo de futebol em uma verdadeira sala de aula, certamente Mikel Arteta foi seu aluno mais destacado. Ex-membro da equipe técnica do Manchester City, o treinador do Arsenal emergiu como um formidável rival de Guardiola no futebol inglês.

No domingo, esses ex-colegas se enfrentarão mais uma vez, disputando a liderança da Premier League. Na temporada passada, que parecia seguir o enredo de um filme, onde o discípulo superaria o mestre, Guardiola interrompeu essa narrativa. Com uma recuperação notável do Manchester City na Premier League, o treinador frustrou a conclusão feliz e impediu o fim do jejum de títulos nacionais do Arsenal, que já perdura há quase duas décadas.

O confronto deste fim de semana oferece uma nova chance para Arteta superar seu antigo mentor e posicionar o Arsenal como contundente ao título inglês. Os Gunners lideram o campeonato com 64 pontos, apenas um à frente de Citizens, que ocupam o terceiro lugar com 63 pontos.


Manchester City e Arsenal se enfrentando. (Foto: reprodução/Julian Finney)

 No histórico geral entre os treinadores espanhóis, Guardiola tem uma vantagem considerável sobre seu antigo pupilo, com nove vitórias contra apenas duas de Arteta, além de um empate, em 12 confrontos disputados. Eles tiveram do mesmo lado quando o ex-técnico do Barcelona selecionou seu agora rival como assistente técnico no Manchester City logo após sua aposentadoria dos gramados, em 2016.

Arteta passou três anos e meio no papel de segundo comandante antes de deixar os Citizens e assumir como técnico do Arsenal em dezembro de 2019. Segundo Guardiola, Arteta poderia ter seguido seus passos no clube. Em outro momento, também no ano passado, Pep enfatizou que o sucesso e a evolução do Arsenal nas últimas temporadas são créditos de Mikel e elogiou o trabalho de seu ex-colega. Arteta, por sua vez, já reconheceu que Pep teve uma influência significativa em sua carreira como treinador e destacou o respeito que nutre por seu mentor.

Veja o próximo embate entre Pep e Arteta

Antes de um confronto entre as equipes pela Copa da Inglaterra na temporada 2022/23, o técnico do Arsenal teceu muitos elogios a Guardiola. No Etihad Stadium, em Manchester, o City recebe o Arsenal para um confronto válido pela 29ª rodada da Premier League. A partida acontecerá neste domingo (31), às 12h30 (horário de Brasília).

Deixe um comentário

Deixe um comentário