Comeback dos anos 70: Boho chic, mix de estampas e acessórios estão em alta

Nia Franca Por Nia Franca
3 min de leitura
Foto destaque: moda anos 70 (Reprodução/Getty Imagens Embed)

A moda, quanto cíclica, expressa o reflexo cultural da sociedade em várias esferas. Não é incomum que a mesma esteja associada a movimentos musicais, políticos e artísticos que sejam um espelhamento da década inserida.

Os anos 90 com o minimalismo, os anos 80 com o maximalismo e os anos 70, que é o que estamos começando a ver aos poucos nas passarelas, trazendo de volta o mix de cores, estampas e texturas.

Na última semana de moda em Paris, o “boho chic”, um clássico dos anos 70 que mescla elementos ciganos, hippies e propõe essa ideia de “boêmio moderno”, teve sua volta nas passarelas.


Boho chic 70’s (Foto: reprodução/Getty Imagens Embed)


No momento atual, muito da moda e da beleza tem sido inspirado nos anos 2000, mas sabe-se que tendências no mundo fashion tendiam a se repetir de 20 em 20 anos — isto é, antes da aceleração advinda das redes sociais, como TikTok, onde essas mudanças tem acontecido em semanas. Contudo, os anos 2000 tiveram uma forte influência dos anos 70, por isso não é incomum ver essa época se refletindo novamente na moda.

Crochês, tricôs e outras peças feitas a mão


Tricô (Foto: reprodução/Getty Imagens Embed)


O TikTok e seus vídeos dinâmicos de pessoas reais, tem sido o maior criador de tendências atualmente — ou pelo menos, maior disseminador. No aplicativo, é perceptível a proliferação dos tricôs, crochês e outras peças manuais. Isso se dá principalmente pelas trends de “faça você mesmo” que andam muito em alta na plataforma ultimamente, e que permitem que as pessoas não somente usem a peça, mas também usem a criatividade, muitas vezes criando do zero suas próprias peças.

Plataformas


Salto plataforma Chanel (Foto: reprodução/Getty Imagens Embed)


O ponto alto da era disco também tornou-se tendência, apesar da alta dos sapatos de chão. Não é incomum que duas tendências opostas coexistam simultaneamente no mesmo período de moda. O uso das plataformas cria um visual mais forte e bem finalizado.

Acessórios

Outras opções são os assessórios maximalistas, como argolas, colares, muitas pulseiras, miçangas e o uso de muitas jóias coloridas.

Além disso, outras tendências trazidas dos anos 70 são os quimonos, túnicas, calças largas e as famosas “boca de sino”.

Seguir
Escritora e redatora
Deixe um comentário

Deixe um comentário