O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nessa segunda-feira (01), dois avisos de alerta para temporais em seu site oficial. No Informativo Meteorológico N°12/2024 foi divulgada a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Confira quais as regiões, estados e cidades que estão sob alerta.
Centro-norte
Existem chuvas intensas sendo previstas para essa região e o primeiro alerta abarca sete estados e o Distrito Federal, sendo eles:
- Norte de Minas Gerais;
- Norte de Goiás;
- Norte do Mato Grosso;
- Tocantins;
- Sul do Maranhão;
- Sul do Pará;
- Leste do Amazonas.
Nordeste
O segundo alerta é referente à maior parte dos estados da Região Nordeste, sendo eles:
- Norte da Bahia;
- Norte de Sergipe;
- Oeste de Alagoas;
- Oeste de Pernambuco;
- Oeste da Paraíba;
- Sudoeste do Rio Grande do Norte;
- Piauí.
Nas regiões citadas, as chuvas tem previsão de chegar a mais de 100 milímetros por dia, com ventos fortes de até 100 km/h. Além disso, o alerta de perigo se refere ao risco de queda de árvores e alagamentos devido as possíveis tempestades.
O tempo nas outras regiões do Brasil
A Região Sul, nesta semana, deve ter tempestades no centro-sul do Estado do Rio Grande do Sul. As chuvas podem vir acompanhadas de raios, ventos fortes e até mesmo chuva de granizo. No fim de semana, o tempo deve ficar mais quente e seco.
No Sudeste, a previsão é de tempo mais quente e seco na próxima semana. E no fim dessa semana, estão previstas pancadas de chuva, com destaque para o nordeste de Minas Gerais.
A Região Centro-Oeste terá chuva um pouco mais de regular em parte da região e no decorrer dessa semana. No Estado do Mato Grosso, o total acumulado deve superar os 80 milímetros de chuva. Porém, nos outros estados, a chuva tem previsão de ser mais irregular.
No Nordeste, em grande parte da região são previstas pancadas de chuva. Além de temporais mais fortes, especialmente no centro-norte da região com mais de 70 milímetros de chuva. No sul do Estado da Bahia, a tendência é de pancadas de chuva mais leve isoladas.
Já na Região Norte, a previsão é de pancadas de chuva durante toda a semana, com mais de 80 milímetros acumulados. E o destaque vai para parte dos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, que devem passar por tempestades com raios e rajadas de vento. Nos demais estados, as pancadas devem ser mais isoladas, com menores acumulados.