Nesta sexta (3), a banda Calypso foi ao palco na tradicional festa de São João da Feira de São Cristovão, no Rio de Janeiro. O show foi um dos primeiros da nova turnê do grupo, “Isso é Calypso”, que promete rodar o Brasil. Em meio a celebrações, Joelma causou preocupação nos fãs. Momentos antes da apresentação, a cantora paraense avisou que não receberia ninguém em seu camarim e cancelou entrevistas, alegando não estar se sentindo bem.
A preocupação dos fãs já vinha desde o show do grupo em Parauapebas, no Pará, onde muitos dos admiradores da banda repararam um certo inchaço no rosto da artista, que, na ocasião, afirmou se tratar de sequelas da Covid, o que foi confirmado pela assessoria da cantora.
Durante a ‘performance’ no Rio, Joelma desabafou: “Com sequela ou sem sequela, eu vim aqui fazer essa turnê. Obrigado pelas orações de todos os meus fã-clubes. Obrigado, meus amores. É, galera! É a quarta vez que pego Covid. E toda vez que pego, voltam as sequelas todas de novo. E a principal, é o inchaço. Não sei quem está passando por isso, mas tem muita gente passando. Não sou só eu. Tem muita gente que perdeu seus entes queridos, mas que está de pé e é isso que importa”
Joelma no palco da Feira de São Cristovão na noite de sábado (4). (Foto: Reprodução/Globo)
Segundo o médico e pesquisador Regis Goulart Rosa, do Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre), em entrevista para o Diário Gaucho, mais de 200 sintomas podem estar associados à covid longa, ou seja, sintomas que persistem mesmo após a doença. Segundo ele, “São sintomas considerados não tão graves, mas que podem prejudicar a qualidade de vida dessas pessoas, como queda de cabelo e alteração de olfato e paladar, o que também pode implicar em alterações dos hábitos alimentares. A própria covid prolongada pode ter como sintoma a perda ou o aumento do apetite, então a alteração de imagem corporal pode ocorrer por diversos motivos”. Sintomas como perda de memória e queda de cabelo foram relatados pela artista.
Seguindo a turnê, a banda deve fazer mais de 100 shows pelo Brasil, sendo os próximos, já confirmados, no Tocantins, Bahia, São Paulo e Maranhão.
Foto Destaque: Banda promete fazer mais de 100 apresentações pelo país. Calypso/Divulgação.