Nesta terça-feira (03) após terremoto de magnitude 7,7 atingir Taiwan, as autoridades Taiwanesas estão em busca de ajudar os sobreviventes do desastre que ocorreu na região. foi realizada pelas autoridades uma notificação a respeito de um tsunami que poderia atingir regiões costeiras do Japão e das Filipinas.
Bombeiros procurando sobreviventes do terremoto (Foto: reprodução/Anadolu/Getty Images Embed)
Sobre os Sobreviventes
Cerca de 70 mineiros ficaram presos em pedreira, a Agência Nacional de Combate a Incêndios de Taiwan afirmou que os mineiros teriam ficado retidos em uma pedreira próxima ao local dos tremores. A Agência, notificou que 64 mineiros ficaram presos em uma pedreira próxima de uma mina de carvão , além disso seis trabalhadores também acabaram ficando presos em outra pedreira. As autoridades comentaram que ainda não haviam começado as buscas pelos mineiros.
As equipes de resgate estão tentando resgatar 120 pessoas que estão presas em escombros em edifícios e túneis desmoronados. Terremoto causou 9 mortos e 946 feridos, sendo este considerado o mais forte já registrado em Taiwan em 25 anos. Um tremor de 7,4 de magnitude foi observado na costa leste de Taiwan. Segundo autoridades, 77 pessoas ficaram presas em escombros das casas que foram danificadas.
Foi notificado que 50 pessoas, que estavam viajando para visitar um parque nacional, dentro de um micro-ônibus estão desaparecidas, foi afirmado que os passageiros em sua maioria eram turistas, entretanto suas nacionalidades não foram divulgadas até então. Também segundo as autoridades quatro das pessoas que morreram durante o terremoto, estavam em um condado montanhoso, de Hualien próximo de onde ocorreu o tremor, localizado a cerca de 150 Km de Taipei. O governo Taiwanês calculou que 821 pessoas ficaram feridas durante os tremores.
Sobre o alerta de Tsunami
Alerta de Tsunami chegaram a ser emitidos por autoridades para as áreas costeiras do Japão e Filipinas, as notificações alertavam sobre ondas de 3 metros próximas as ilhas de Okinawa, os moradores da região foram alertados para se retirar do local. Após 3 horas do terremoto, foram cancelados os alertas. Foi comentado pela TV japonesa NHK que ondas de 30 metros foram vistas na ilha de Yonaguni, que fica a 100 km da costa leste de Taiwan. O Governo Filipino, também chegou a alertar a população que vive nas áreas costeiras a deixar o local .