Beyoncé se tornou a primeira artista negra a conquistar o primeiro lugar nas paradas oficiais de álbuns country do Reino Unido com seu último lançamento ”Cowboy Carter”. Além disso, ela se consagrou também como a primeira artista a liderar simultaneamente as paradas de singles e álbuns do Reino Unido com um repertório inteiramente no gênero country.
O marco histórico se deu após o último final de semana, quando ‘’Cowboy Carter’’, o oitavo álbum solo de Beyoncé, ultrapassou a concorrência com mais de 40.000 unidades nas paradas. Ao mesmo tempo, “Texas Hold ‘Em”, single que faz parte do disco, voltou para o topo da parada oficial de singles do Reino Unido pela quinta semana não-consecutiva.
Duplamente recordista de novo
O recorde duplo é o segundo da carreira da cantora de 42 anos, o primeiro aconteceu há mais de 20 anos, quando ela atingiu o número 1 das paradas com o álbum ‘’Dangerously in Love’’ e com o single em parceria com o marido Jay-Z, ‘’Crazy In Love’’, simultaneamente, em 2003.
Apesar de ser a primeira vez que Beyoncé alcança o topo das paradas britânicas com um álbum country, outros álbuns de diferentes gêneros da cantora já estiveram na mesma posição antes.
Popular na terra da rainha
Como membro do Destiny’s Child, ao lado de Kelly Rowland e Michelle Williams, Beyoncé conseguiu seu primeiro número 1 com o álbum ‘’Survivor’’, de 2001. O segundo feito veio em 2003, com o álbum solo ‘’Dangerously In Love’’, a terceira consagração aconteceu em 2011, com o álbum intitulado ‘’4’’, em 2016 foi a vez de ‘’Lemonade’’ estrear no topo.
Em 2022, o aclamado álbum ‘’Renaissance’’ conseguiu atingir o número 1 das paradas britânicas, já sua sequência, ‘’Cowboy Carter’’, se tornou o quinto disco de Beyoncé a alcançar o primeiro lugar no Reino Unido, impulsionando a carreira da americana para outro patamar.