Países sul-americanos relançam candidatura pela Copa de 2030

Bruno Gama Por Bruno Gama
3 min de leitura

Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai querem sediar a Copa que ocorrerá daqui oito anos. Na quinta-feira (16), as autoridades espotivas dos países lançaram uma iniciativa conjunta. A encontro entre as nações foi encabeçado pelo vice-presidente do Paraguai, Hugo Velázquez, em Assunção.

‘’Nosso objetivo é voltar a lançar a intenção dos quatro governos de levar adiante o Mundial de 2030’’, disse Velázquez em entrevista coletiva.

Ainda segundo o vice-presidente paraguaio, uma reunião irá ocorrer em menos de um mês, em Montevidéu, para estabelecer o calendário com as ações necessárias de promoção da candidatura conjunta. Ele ainda salienta que os quatro países não podem competir em termos financeiros com as potências mundiais.

‘’O que se quer é recorrer à história e, sobretudo, ao que futebol representa para esta parte do continente, aos efeitos para que o torneio seja disputado em Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai’’, disse.

Os países terão a obrigação de providenciar obras de infraestrutura, que, no futuro, ficarão como legado do futebol. Velázquez também que comentou que o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) se ofereceu para financiar as construções, caso a proposta vá adiante.

‘’Queremos lembrar que a primeira Copa do Mundo foi na América do Sul (no Uruguai, em 1930), o continente que exporta os melhores jogadores do mundo’’, ressaltou.


Vice-presidente paraguaio na reunião de lançamento da candidatura (Foto: Nathalia Aguilar/EFE)


Inicialmente, o Uruguai gostaria de sediar a Copa após 100 anos da primeira edição, que aconteceu no país, porém, com os entraves financeiros que o país enfrenta, foi preciso encorporar a Argentina à candidatura.

Em 2017, o Paraguai se juntou a dupla e, em 2019, o Chile fechou o quarteto. Devido as trocas de governo e pandemia de COVID-19, os preparativos para a candidatura foram paralisados.

Além dos países sul-americanos, os europeus também estão de olho na Copa de 2030, países como Portugal e Espanha devem formar uma candidatura. Um grupo formado por Bulgária, Grécia, Romênia e Sérvia chegou a se lançar pelo mundial. A China também se movimenta para sediar o torneio daqui a oito anos. A expectativa é que até o final do ano a sede seja divulagada.

 

Foto em destaque: Reuters/Mohamed Abd El Ghany

Deixe um comentário

Deixe um comentário