Dia Internacional da Ioga: os benefícios e a praticidade em uma atividade física

Ana Clara Libório Por Ana Clara Libório
2 min de leitura

Criado na índia, a prática da ioga consiste em um exercício de equilíbrio mental e espiritual com o nosso corpo. Devido a situação de lockdown e quarentena dos últimos anos, houve um crescimento de atividades físicas que não envolvessem muitas pessoas ou que pudessem ser realizadas em casa. 

Por isso, no dia 21 de junho, é celebrado o dia internacional da ioga com o tema “Ioga para a humanidade”. A prática já era bem famosa pelos seus diversos benefícios, dentre eles: maior flexibilidade, rejuvenescimento, diminuição de estresse e aumento da concentração. 

Porém, a ioga vai muito além de uma prática física. Ela é considerada uma alternativa para ajudar na saúde mental, principalmente em doenças como a ansiedade e a depressão.  


Casal praticando Ioga ao ar livre (Foto: Reprodução/Freepik)


Os exercícios de ioga consistem em manter uma boa postura, fazer exercícios de respiração a fim de fluir o sangue em nosso corpo e trazem benefícios calmantes para a alma e para o corpo. É a perfeita combinação de um exercício físico com um exercício mental. 

“Durante minhas missões e o confinamento em andamento, a ioga realmente me ajudou a manter a calma, o equilíbrio e o foco” disse Silke Von Brockhausen para o site da ONU.  

Além de seus benefícios pessoais, a prática da ioga afeta também a área profissional. Sabemos que o trabalho pode ser estressante as vezes, por isso é importante buscar alternativas que acalmem os nervos e te dê um controle melhor das emoções. 

Por ser uma prática simples e acessível, se você tem interesse de começar a prática, existem diversos aplicativos e vídeos no youtube que fornecem aulas e treinos que você pode realizar no conforto da sua própria casa. Além disso, você pode procurar nas academias e centros de exercicio local em sua região para aulas presenciais. O importante é começar a se exercitar.

Foto destaque: Mulher fazendo Ioga. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário