Atualmente um vírus respiratório altamente contagioso se tornou o principal responsável pelos casos de infecções respiratórias, Síndrome Respiratória Aguda Grave, bronquiolite e outras doenças em crianças, se trata do sincicial, mais conhecido como VSR.
Casos recentes
Conforme revelado no último boletim da Fiocruz, o Sincicial se tornou o causador de 58% dos casos de síndrome respiratória aguda grave, na frente dos vírus influenza, popularmente conhecido como gripe, que tem cerca de 25% e, da covid, que obtém 8% dos casos.
Conforme informa o infectologista do Sabará Hospital Infantil, Francisco Ivanildo de Oliveira, a doença pode afetar a todos, mas o VSR se torna grave quando ataca aqueles que são mais vulneráveis, como os idosos e crianças.
“Ele é um vírus que pode acometer, que pode infectar qualquer pessoa em qualquer faixa etária. Mas a grande diferença é que, nas crianças, principalmente naquelas crianças com menos de 2 anos de idade, ele costuma causar uma doença chamada bronquiolite, que é uma inflação das pequenas vias aéreas, dos bronquíolos, que são aquelas ramificações finais dentro do pulmão. Então, a criança tem dificuldade de respirar e fica com muita secreção”, Informa o médico.
Sintomas
A doença inicialmente causa sintomas semelhantes aos de um resfriado comum, tosse, mal-estar, febre baixa, coriza e espirros.
Para aqueles que são vulnerareis, os sintomas se tornam mais graves, nesses casos, o paciente pode ter bronquiolite, pneumonia, febre alta, tosse intensa e obstrução nasal.
Prevenção da doença
Assim como outras doenças respiratórias contagiosas é necessário prevenções para a doença não ser transmitidas, é recomendado a lavar as mãos com frequência, tomar as vacinas contra gripe e covid, e evitar levar crianças com os sintomas para a escola ou locais de convívio social.
A Anvisa aprovou no último mês uma vacina contra o vírus VSR aplicada em grávidas, com intuído de criar anticorpos que protegem os bebês em seus primeiros meses de vida, porém ela ainda não está disponível no Brasil.