O Dia das Mães é muito mais do que uma celebração de afeto e gratidão; é uma mina de ouro para o comércio, uma oportunidade para alavancar vendas e solidificar a presença de marcas no coração dos consumidores. Nos últimos dois anos, a proximidade deste dia desencadeou um aumento expressivo nos volumes de busca e tráfego online, evidenciando que produtos tipicamente dados como presentes colhem benefícios substanciais durante este período. Mas a influência desta data vai além dos tradicionais embrulhos e laços de fita. Empresas cujos produtos não se encaixam na categoria de presentes convencionais também descobrem um terreno fértil para semear o reconhecimento de suas marcas.
No entanto, o sucesso das campanhas de marketing nesta época não se mede apenas pelo aumento das vendas ou pelo tráfego gerado nos websites. A verdadeira medida está no impacto emocional que elas conseguem gerar. Aquelas que tocam o coração do público tendem a ser recebidas com maior entusiasmo, potencializando não só as vendas, mas também fortalecendo a conexão emocional entre consumidor e marca. Diante disso, está claro que o Dia das Mães é uma janela de oportunidades para as marcas, não importando o segmento de mercado.
Recente estudo da Macfor, agência de marketing full service, utilizou dados públicos coletados via API, nos períodos de abril e maio dos anos de 2023 e 2024, e lança luz sobre o comportamento e as preferências dos consumidores em relação ao Dia das Mães nos últimos anos. Analisando campanhas de grandes marcas em diversos segmentos, foram obtidos insights sobre o sentimento dos usuários em relação à elas. As empresas fora do nicho de presentes usuais, por exemplo, descobriram no Dia das Mães uma ocasião propícia para ampliar o seu reconhecimento.
O levantamento também aponta que campanhas que apelam ao emocional tendem a ser especialmente bem-recebidas, fortalecendo não apenas as vendas mas também a conexão emocional dos consumidores com a marca, como é o caso de uma empresa do setor de cosméticos que optou por uma campanha que discute as dores entre mãe e filho.
Por outro lado, enquanto a maioria adota uma abordagem emocional, algumas, como a campanha de um banco, optaram por discutir temas sociais, o que gerou repercussões variadas nas redes sociais. A criação da marca que reivindica pela igualdade de gênero foi recebida com críticas nas redes sociais ao tratamento dado aos seus funcionários, incluindo questões de desigualdade de gênero e falta de políticas como a licença menstrual, que chegaram a ser discutidas pela Comissão de Organização dos Empregados (COE).
No setor de vestuário, a opção por adotar uma temática mais afetiva repercutiu de forma positiva para a marca, que vem trabalhando sua imagem frente às demandas das novas gerações através de iniciativas socioambientais, reforçando seu compromisso com práticas ESG. O estímulo dessas emoções e diálogos, portanto, é uma resposta direta dessas marcas aos novos comportamentos do consumidor. Enquanto houve bastante divergência na recepção das campanhas, foi possível identificar como estas empresas vêm se posicionando em relação ao ESG e como isso repercutiu em uma das campanhas.
Outra pesquisa recente, da KPMG (UK) destaca uma crescente expectativa dos consumidores, especialmente das gerações mais novas, por práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) nas empresas. E revela ainda que 46% dos profissionais desejam que suas empresas demonstrem comprometimento com práticas ESG. Cerca de 73% dos millennials estão dispostos a gastar mais com marcas que demonstram compromisso com questões sociais e ambientais. Este movimento é refletido nas estratégias de marketing das marcas, que cada vez mais incorporam valores ESG em suas campanhas, respondendo aos anseios de um público que valoriza a sustentabilidade e a ética corporativa.
Independentemente do segmento de mercado, o Dia das Mães oferece oportunidades para as empresas não apenas aumentarem suas vendas, mas também fortalecerem sua imagem e aumentarem sua visibilidade. Planejar campanhas que falem diretamente aos corações dos consumidores podem transformar essa data não apenas em um pico de vendas, mas em um momento de fortalecimento da lealdade e identidade de marca.
“As marcas que souberem navegar entre o apelo emocional e a responsabilidade social possivelmente colherão os melhores frutos nesta data tão especial”, afirma Fabrício Macias, CEO da Macfor.
Para acessar a pesquisa basta clicar aqui.