O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, está sendo alvo de uma ação na FIFA movida pelo Al-Sadd, do Catar, que o acusa de descumprir um pré-contrato para assumir a equipe em 2024. A informação foi divulgada inicialmente pela TNT Sports e, logo em seguida, confirmada pelo portal ge.globo.
Em resposta ao contato da imprensa, o Palmeiras afirmou estar ciente da situação e já estar tomando todas as medidas jurídicas necessárias. A FIFA confirmou a existência do processo, mas afirmou que não pode fazer comentários sobre o caso por estar em andamento.
As negociações
De acordo com o Al-Sadd, as negociações com Abel Ferreira começaram em outubro de 2023. Um documento vinculante teria sido assinado em 15 de novembro, com o técnico se comprometendo a deixar o Palmeiras para assumir o time catariano a partir de 27 de dezembro.
Na época, o jornal espanhol Sport, de Barcelona, reportou que Abel Ferreira estava em negociações avançadas para se tornar o técnico do Al-Sadd, o que faria dele o treinador mais bem pago do mundo.
No entanto, membros da diretoria do Palmeiras disseram não ter conhecimento de nenhuma negociação envolvendo Abel e o Al-Sadd. A equipe do treinador, em nota, enfatizou que ele estava focado na reta final do Campeonato Brasileiro.
“Abel está focado em fechar a temporada da melhor forma possível. Nesse momento, toda e qualquer especulação fica de lado. Há duas semanas também noticiavam sondagens de Benfica e Al Ittihad. Ele tem contrato até fim de 2024 e sua cabeça está totalmente voltada para a reta final do Brasileiro”, dizia a nota emitida em novembro.
Embed from Getty Imageswindow.gie=window.gie||function(c){(gie.q=gie.q||[]).push(c)};gie(function(){gie.widgets.load({id:’4vtY6FtuQCV2iCrtW9qzeQ’,sig:’C5FnrRmVGO9oft5UNKqe3z_TV_B0KkYbTxxy8h0-kJU=’,w:’594px’,h:’396px’,items:’1836555205′,caption: true ,tld:’com’,is360: false })});
Com Abel, o Palmeiras conquistou títulos importantes, como os Campeonatos Brasileiros de 2022 e 2023
Relação com a equipe paulista
Em outubro de 2023, Abel Ferreira passou por um período de crise no Verdão, com quatro jogos sem vitória, o que gerou dúvidas sobre sua continuidade no Palmeiras. Contudo, em janeiro de 2024, o clube anunciou a renovação de seu contrato até dezembro de 2025, estendendo seu vínculo por mais um ano.