As manchas na pele incomodam a maioria das pessoas, existem variedades de tipo de manchas que aparecem em nosso rosto, podendo ter a coloração escura, avermelhada, amarronzada e até mesmo embranquecidas, dependendo de suas características possuem nomes específicos e tratamentos, o diagnóstico incorreto pode levar a piorar a aparência.
Para te ajudar e evitar dúvidas separamos uma lista das principais manchas e a forma de tratamento correto.
Melasma
O melasma possui característica de manchas escuras na pele principalmente na região do rosto, devido a alterações hormonais, anticoncepcionais, exposição ao sol e principalmente em mulheres que estão gravidas e férteis. A doença é crônica e não possui cura.
Tratamento: Consiste em usos de cremes que clareiam a pele e controla as manchas, pois não desaparecem e o uso de um alinhado, protetor solar diariamente.
Modelo com melasma no rosto. Foto: (Reprodução/Pinterest)
Rosácea
São vasos sanguíneos visíveis no rosto, a pele fica bastante avermelhada nas maçãs do rosto, podendo chegar até nariz testa e queixo. As causas são gênicas, alterações hormonais e emocionais são algumas causas.
Tratamento: Possui tratamento para conseguir controlar vermelhidão, porém não possui cura. Existe vários graus da rosácea, podem ser realizados tratamentos através de cosméticos, medicamentos ou lasers.
Modelo com rosácea no rosto. Foto: (Reprodução/Pinterest)
Sardas
As efélides conhecidas como sardas, são manchas causadas pelo excesso de melanina na pele, as pintas são bastante comuns em pessoas ruivas e com predisposição genética.
Tratamento: Possui tratamento para ir clareando gradualmente além de terapias, incluem o uso dos peelings superficiais, apesar do tratamento, é difícil que as pintinhas desapareçam totalmente. O ideal é apenas não deixar a pele queimar, utilizando bastante a proteção solar.
Modelo com sardas no rosto. Foto: (Reprodução/Pinterest)
Manchas senis
As melanoses solares, conhecidas popularmente como manchas senis, possui características acastanhadas e arredondadas, surgem nas mãos, rosto, colo e pescoço devido à exposição ao sol. Recomendado usar o protetor solar para prevenir.
Tratamento: os ácidos servem para estimular a produção de melanina e para clarear, procedimentos como laser, melhor opção atualmente para o tratamento.
Modelo com manchas senis no rosto Foto: (Reprodução/Pinterest)
Manchas de acne
As mais odiadas quando aparecem no rosto, as manchas de acnes são resultados da própria inflamação que causam, as lesões geram as manchinhas escuras e podem ficar por um longo tempo, prejudicando a autoestima. Algumas atitudes pioram o aparecimento das manchas causadas pela acne como, por exemplo, produtos agressivos na área lesada, além de tentativa de extração das acnes (estourar as espinhas e remover). Esse tipo de atitude pode acabar causando mais inflamação e deixando as temidas manchas.
Tratamento: O filtro solar é essencial para evitar manchas na pele além de protege dos raios solares, recomendado limpeza diária da pele, produtos para clarear manchas de acne e prevenir o surgimento de novas espinhas, ou em casos mais severos procedimentos com peelings.
Modelo com manchas de acne no rosto Foto: (Reprodução/Pinterest)
O diagnóstico de todo tipo de manchas e o tratamento devem ser realizados e indicados pelo dermatologista conforme o seu caso.
Foto destaque: Modelo com sardas aplicando produto na pele. Reprodução/Instagram