‘Geleira do Juízo Final’ está em maior risco de derretimento

Manuella Bahls Por Manuella Bahls
3 min de leitura
Foto destaque: a geleira Thwaites, na Antártida (reprodução/Wikimedia Commons/Nasa)

A Thwaites, uma enorme geleira da Antártica, que pode elevar o nível do mar em até um metro, está sob maior risco de derretimento do que se estimava. Conhecida como a “Geleira do Juízo Final”, a Thwaites representa um risco global devido ao seu potencial de elevação do nível do mar.

Estudo revela novos riscos

A pesquisa, realizada por especialistas de universidades dos Estados Unidos e do Canadá com o apoio da NASA, usou imagens de satélite para monitorar a geleira. A descoberta foi que a Thwaites está se movendo mais rapidamente, empurrada pela água quente do oceano. A geleira está presa ao fundo do oceano, mas marés mais intensas estão conseguindo levantá-la, permitindo que a água quente invada sua base por até 6 quilômetros.

A coautora do estudo, Christine Dow, professora da Universidade de Waterloo, explicou que a ação das marés e o aquecimento dos oceanos tornam toda a camada de gelo mais vulnerável ao derretimento, o que pode aumentar significativamente o nível do mar.



Impactos globais do derretimento

A Thwaites é a região mais instável da Antártica e contém o equivalente a 60 centímetros de aumento do nível do mar. O derretimento acelerado desta geleira seria devastador para as comunidades costeiras ao redor do mundo. Especialistas projetam que cidades como Miami, Nova York, Rio de Janeiro, Recife e Belém poderiam ser severamente afetadas.

Além disso, um quinto de Bangladesh pode ficar submerso, e ilhas no Pacífico correm o risco de desaparecer completamente. A NASA já indicou que 293 cidades portuárias ao redor do mundo serão impactadas pelo derretimento das massas de gelo.

Consequências do aquecimento global

O último ano foi marcado pela “fervura global”, com oceanos e a Terra mais quentes, além de maior emissão de gases do efeito estufa. Em 2023, a quantidade de gelo no mar da Antártica atingiu o menor nível da história, contribuindo para uma alta no nível do mar. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (WMO), o nível do mar tem aumentado duas vezes mais rápido do que no início das medições.


Glaciar Thwaites: a maior geleira do mundo (Foto: reprodução/Anadolu/ Getty Images Embad/Exame)

A importância do estudo

O estudo foi publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” e tem como objetivo ajudar nas previsões sobre o futuro dos oceanos. Os pesquisadores ainda não sabem com que rapidez a Thwaites pode derreter, mas o alerta é claro: é necessário tomar medidas urgentes para mitigar o impacto das mudanças climáticas e proteger as comunidades costeiras.

A Thwaites, popularmente conhecida como a “Geleira do Juízo Final”, continua a ser uma preocupação global, e seus possíveis impactos exigem atenção e ação imediata.

Jornalista curiosa e sensível, apaixonada por contar histórias que inspiram e conectar pessoas através das palavras.
Deixe um comentário

Deixe um comentário