Cannes 2024: “Anora” é filme campeão da Palma de Ouro no festival

Caio Sobral Por Caio Sobral
3 min de leitura
Foto destaque: Sean Baker ao conquistar a Palma de Ouro em Cannes (Reprodução/Getty Images Embed)

O Festival Anual de Cinema de Cannes 2024, em sua 77ª edição, ocorreu no território francês entre os dias 14 e 25 de maio. Neste sábado (25), foram anunciados os vencedores da premiação através de uma grande cerimônia, onde o júri presidido pela atriz e diretora Greta Gerwig revelou suas escolhas. Dentre os campeões do evento, “Anora” de Sean Baker, foi o filme que conquistou a tão disputada Palma de Ouro.

Campeã Anora

A produção do cineasta idependente Sean Baker foi considerada pela própria presidente do júri um filme “magnífico, cheio de humanidade e que dilacerou a plateia”. O filme exibe a história de Anora, uma stripper do Brooklyn (EUA)  que se apaixona por um oligarca russo e dessa forma, tem a chance de viver um grande romance. “Anora” superou 21 concorrentes à Palma de Ouro, sendo que muitas destas produções foram dirigidas por cineastas consagrados na indústria, como Francis Ford Coppola e David Cronenberg.

Alguns premiados

Além de “Anora”, projeto que ficou com a maior conquista do evento, outras produções também foram premiadas, como por exemplo o filme “All We Imagine as Light” de Payal Kapadia, que ficou com o prêmio Grand Prix, no caso a segunda conquista mais importante do evento.

O júri também proporcionou um prêmio especial ao diretor Mohammad Rasoulof, de “The Seed of the Sacred Fig”, principalmente pelo fato do mesmo ter fugido de seu país natal ao ser condenado a oito anos de prisão pelo governo Iraniano. Isso se deu pelo fato do governo local ter acusado o cineasta de supostamente agir contra a segurança do país ao realizar a gravação do filme citado.


Júri do festival de Cannes 2024 presidido por Greta Gerwig (foto: reprodução/Getty Images Embed)


Alguns atores também foram premiados nesta noite de sábado, como Jesse Plemons, o vencedor do prêmio de melhor ator pelo filme “Tipos de Gentileza” (de Yorgos Lanthimos). O troféu de melhor atriz ficou com o grupo formado por Selena Gomez, Zoe Saldaña, Adriana Paz e Karla Sofía Gascón. As atrizes brilharam na produção de Jacques Audiard, “Emilia Pérez”, que inclusive estava na disputa pela Palma de Ouro e ficou com a terceira posição simbólica na disputa.

A produção “The Substance” de Coralie Fargeat, ficou com o prêmio de melhor roteiro, mas já o troféu de melhor direção foi para o português Miguel Gomes com “Grand Tour”. No evento também existe uma honraria concedida aos melhores primeiros filmes exibidos na edição do festival, a Câmera de Ouro. O filme que conquistou tal prêmio foi “Armand”, filme do diretor Halfdan Ullmann Tondel, neto do cineasta Ingmar Bergman e da atriz Liv Ullmann.

Deixe um comentário

Deixe um comentário