Data da sentença do ex-presidente Donald Trump ocorrerá em 11 de julho

Ana Claudia Lima Por Ana Claudia Lima
3 min de leitura
Foto destaque: Sentença do ex- presidente vai acontecer em julho (Reprodução/Pool/Getty Images Embed)

Na última quinta-feira (30), um painel de jurados de Nova York, considerou Donald Trump culpado em 34 acusações criminais de falsificação de registros comerciais, após deliberar em quase 12 horas por 2 dias.

Apesar da enorme probabilidade de pena de prisão, não é obrigatório o juiz condenar Trump a essa sentença.  Ele também pode condenar a liberdade condicional ou uma pena máxima de 4 anos por acusação em prisão estadual, sendo no máximo 20 anos de prisão por baixa gravidade.

Na sentença potencial que Trump pode confrontar, a pena máxima para cada acusação de registro comercial, o juiz tem o poder sobre a durabilidade de qualquer pena de prisão para cada acusação e se essa pena pode ser executada uma após a outra ou simultaneamente.


Donald Trump terá sua sentença em no dia 11 de julho (Reprodução/Luke Hales/Getty Images Embed)


Entenda o processo na esfera criminal

O processo de fraude fiscal, ao qual Donald Trump foi condenado, abarca o pagamento de suborno de US$130 mil à atriz de filmes adultos Stormy Daniels, com quem ele teria tido um caso em 2006 para que ela não revelasse a ninguém.

O valor pago a Daniels, foi feito no início por Michael Cohen, um ex- advogado de Trump. Sendo assim, o ex-presidente reembolsou Cohen mensalmente através de sua empresa, a Trump Organization. De acordo com a promotoria, as notas fiscais foram registradas como “despesas legais”. Sendo assim, ele teria modificado os registros fiscais da Organização.


Ex- presidente aguarda sentença (Reprodução/Instagram/@realdonaltrump)


Ainda de acordo com os promotores, este silêncio comprado teria afetado a integridade das eleições de 2016, quando Donald Trump foi eleito. Nessa acusação constam 11 faturas, 11 cheques e 12 vouchers.

O ex-presidente não é o primeiro a ser tido como culpado de um crime, mas é o primeiro a ser candidato presidencial de grande partido em uma grande campanha pela Casa Branca.

A audiência está marcada para poucos dias antes de começar a Convenção Nacional Republicana em Milwaukee. As eleições presidenciais irão acontecer no dia 5 de novembro.

Acusação não muda os planos de Trump

De acordo com a legislação americana, ele pode concorrer, sim, à presidência. Os três requisitos, de acordo com a Constituição dos Estados Unidos, determinam que o candidato seja residente por 14 anos, tenha ao menos 35 anos e seja um cidadão nascido nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário