No domingo(10/07) a seleção brasileira sub-23 de basquete levou o título do Globl Jam, derrotando os EUA por 77×73, em Toronto, no Canadá, em um jogo disputado ponto a ponto.
Comandada pelo técnico Tiago Splitter, estreante na seleção, o Brasil venceu os EUA na grande final do torneio de basquete Globl Jam que ocorreu em Toronto, no Canadá. A seleção com pouca rodagem internacional mostrou grande talento contra o time universitário dos EUA.
vídeo: melhores momentos do jogo (reprodução:ge)
Com grande destaque para o armador Yago Mateus, jogador que atua pelo Flamengo, teve uma grande atuação, fez uma sequência ótima de pontos ao final da partida garantindo a vitória do Brasil, além de ter salvo pontos do adversário e ter sido cestinha em outros jogos, ele foi eleito MVP do campeonato.
O duelo entre as duas equipes foi apertado, com a nossa seleção em desvantagem durante grande parte do jogo, foi apenas no último quarto do jogo que o Brasil conseguiu uma vantagem de três pontos sobre os EUA na reta final. O primeiro quarto terminou em 23×23, o segundo em 19×15 para o Brasil, o terceiro em 16×20 para os Estados Unidos, já no último e decisivo quarto o Brasil venceu por 19×15.
Durante o torneio o Brasil havia perdido seu primeiro duelo contra o Canadá(75×86) e venceu os outros três confrontos, contra a Itália(72×68), os EUA(73×71) e contra a Itália novamente pela semifinal(79×56)), até chegar a final contra os Estados Unidos.
Jogadores que foram convocados para os jogos do torneio, armadores: Yago Mateus, Caio Pacheco e Gabriel Campos, alas armadores: Jonas Buffat e Reynan, alas: Rafael Rachel, Gui Abreu e Anderson Barbosa, alas pivôs: João Marcello e Márcio Henrique, e pivôs: Dikembe e Ruan Miranda.
Foto destaque: Brasil posando para foto com troféu e medalha do campeonato( foto reprodução: databasket)