A estreia da Bélgica na Eurocopa 2024, nesta segunda-feira (17), surpreendeu os torcedores. Em Frankfurt, a equipe perdeu para a Eslováquia após ter dois gols anulados.
O gol da vitória da Eslováquia foi marcado aos 7 minutos do primeiro tempo. Ivan Schranz fez o gol após o rebote do goleiro Casteels e chutou no canto. Os eslovacos tiveram mais chances de ampliar o placar, mas o goleiro adversário defendeu.
Sem perder um jogo desde a Copa do Mundo de 2022, a Bélgica era a favorita na disputa. No segundo tempo, os belgas reagiram e tiveram a maior posse de bola. O goleiro eslovaco Dúbravka fez algumas defesas.
O atacante da Bélgica, Lukaku, conseguiu chutar ao gol duas vezes, mas o impedimento foi marcado nas duas ocasiões. Aos 10 minutos do segundo tempo, abriu o placar após um passe de Onana. O atacante estava adiantado e o gol não foi validado. Quase no fim do jogo, o camisa 10, em posição legal, chutou ao gol, mas o VAR acusou um toque de mão de Openda.
Tecnologia ajudou no impedimento
Um microchip colocado na bola auxiliou a arbitragem na anulação do segundo gol de Lukaku. A tecnologia utilizada no chip consegue detectar os toques mais sensíveis na bola, o que favorece a decisão dos juízes.
Após o gol ter sido validado em campo, o VAR sinalizou e o juiz foi chamado para analisar o lance com a ajuda do novo microchip.
O primeiro gol de Lukaku também teve ajuda da tecnologia para ser anulado. O microchip mostrou o momento exato em que o camisa 10 recebe a bola e está em posição de impedimento.
Tabela da Euro
As equipes estão no Grupo E da Euro 2024. A Romênia lidera o grupo, com três pontos, seguido da Eslováquia que possui a mesma pontuação. Bélgica e Ucrânia ainda não conquistaram pontos.
O próximo jogo da Seleção Belga será contra a Romênia, no sábado (22), em Colônia. A Eslováquia encara a Ucrânia na sexta-feira (21), na Espirit Arena, em Düsseldorf.